Como sempre, parques estaduais têm programação especial para o fim de semana

16 de agosto de 2019 - 13:34

Na APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, além das tradicionais brincadeiras e atividades de lazer, vai ter atração circense, muito riso, palhaçadas, mágicas e malabarismo

Para quem quer fugir da praia e ou procura um local tranquilo, mas com muita diversão e bem pertinho da natureza, o Projeto Viva o Parque (VOP) oferece muitas atividades de lazer. Neste domingo (18/8), pela manhã, acontece, simultaneamente, mais uma edição do Projeto em quatro unidades de conservação (UCs) estaduais: na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, no Parque Estadual Botânico – em Caucaia – e no Parque Estadual do Cocó.

O VOP oferece programação especial. Tem massoterapia, tai chi chuan, yôga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, slackline, trilha interpretativa e oficinas de plantio de árvores. É uma boa e saudável alternativa, desenvolvida para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas,a lazer e recreação, realizadas em áreas verdes públicas.

No Cocó, onde o Projeto funciona há dois anos e meio, para quem curte práticas esportivas mais radicai, tem o arvorismo, que também funciona aos sábados (de 8h às 17h). No Parque do Cocó há também o passeio de barco pelo rio, que normalmente funciona de terça a domingo (às quartas os passeios são destinados às escolas públicas gratuitamente), com horários que variam de acordo com a tábua de marés, o agendamento deve ser feito por meio do telefone: (85)3234-3574.

No Botânico, além da programação do VOP – a escalada fixa, o pula-pula, as atividades de pinturas de rostos e muitas brincadeiras – a criançada pode curtir ainda o tradicional pedalinho no lago e o parquinho infantil. Tem ainda as trilhas guiadas, o orquidário, o meliponário e o Museu do Meio Ambiente. Na APA do Estuário Rio Ceará – Rio Maranguapinho e Sítio Curió, as atividades também são muitas e diversas. Nestas UCs, o Projeto começou no último dia 16 de junho e foi inaugurado com a presença do governador Camilo Santana.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social, Ulisses Rolim, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), no Maranguapinho, “vai ter muito riso, palhaçadas, mágicas, malabarismo, reprises cômicas”. A atração principal será o Rebimbocas – Saudando o riso alheio. “São palhaç@s que brincam de rir com o público, fazendo de cada momento um picadeiro sem circo”, disse. “Por trás da atração está o mestre, palhaço Pimenta, um tesouro vivo da arte popular circense do Estado do Ceará”, encerra Ulisses.

SERVIÇO

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual do Cocó

Quando: Todos os domingos

Hora: de 7h às 12h

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual Botânico

Quando: Todos os domingos

Hora: de 9h às 12h

Projeto Viva o Parque na APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho (Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, próximo EEEP Darcy Ribeiro, Fortaleza-CE)
Quando: Todos os domingos

Hora: de 8h às 12h

Projeto Viva o Parque na ARIE do Sítio Curió (Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE)

Quando: Todos os domingos

Hora: de 8h às 12h