Secretário Bruno conversa com lojistas sobre gestão de resíduos

13 de agosto de 2019 - 09:27

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, reuniu-se com empresários do setor comercial para falar sobre pontos da Política Estadual de Resíduos Sólidos. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Freitas Cordeiro, também participou do encontro ocorrido no último dia 8 de julho, na sede da FCDL. Na ocasião, o secretário Bruno apresentou estratégias da SEMA para a gestão dos resíduos. “Trabalhamos de acordo com os princípios da não geração e da redução”, disse.

Segundo Bruno, todos devem ser mais criteriosos com relação ao consumo, ou seja, ser um consumidor mais responsável. “Na hora de comprar levar em conta a cultura da reciclagem”, pontuou. Ele fez referência também, à questão da escolha de produtos que possam ser reciclados e retornados ao ciclo produtivo, em vez de virar lixo ou ser descartado indevidamente e mesmo destinado para aterros. “Até 70% do que jogamos fora como rejeito poderia ser reciclado”, destacou.

Bruno disse ainda que reciclar a partir da coleta seletiva é uma boa opção e sinônimo de economia de recursos financeiros e ambientais. “O processo de reciclagem evita a disposição inadequada de resíduos, gera emprego e renda”, explicou. Ele deu como exemplo as cooperativas e associações de catadores e ressaltou a gravidade da situação dos resíduos no Ceará. “O Estado tem 184 municípios e cerca de 300 lixões”, declarou.

Logística Reversa

Dentre os propósitos traçados pelo titular da SEMA para a reunião foi apresentar a Logística Reversa. “Instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), também está prevista na Política Estadual”, informou Bruno. “Queremos assinar com os empresários cearenses um termo de compromisso que tem como meta incentivar a Logística Reversa em todo o Estado”, ressaltou. “Nosso objetivo é fazer o retorno do produto pós consumo ao ciclo produtivo”, encerra, destacando que para isso é preciso considerar a responsabilidade compartilhada da geração e da gestão dos resíduos.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Freitas Cordeiro, fez questão de destacar que o secretário Artur Bruno “deu uma aula” sobre o tema e por meio da qual foi possível captar muitas e importantes informações. “Essa aula que você nos deu desperta nosso interesse com a possibilidade de assinarmos parcerias que certamente serão exitosas”, disse finalizando o encontro. Em seguida foi servido um almoço para todos os presentes.