Encerrada primeira etapa do AVA

31 de julho de 2019 - 10:13

As inscrições para participar da 2ª edição do Programa Agente Voluntário Ambiental (AVA), período 2019 – 2020 foram encerradas dia 24 de julho. O processo seletivo continua com a análise de currículos. O AVA é um programa da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e visa promover e incentivar o trabalho de voluntários nas unidades de conservação (UC) estaduais sob a gestão do Governo do Ceará. Os candidatos inscreveram-se por meio de ficha que foi disponibilizada no portal da SEMA (www.sema.ce.gov.br).

Este ano, o AVA disponibiliza 20 vagas – o dobro do número do ano passado – e serão distribuídas nas seguintes UCs: APA da Bica do Ipu; APA da Serra de Baturité; ARIE do Sítio Curió; Estação Ecológica do Pecém; Monumento Natural das Falésias de Beberibe; Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá; Parque Estadual Botânico do Ceará; Parque Estadual do Cocó; Parque Estadual do Sítio Fundão e para a Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), na sede da SEMA, em Fortaleza.

Para o titular da SEMA, Artur Bruno, o voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade como para o indivíduo que se propõe Ra ealizar as tarefas de forma voluntária. “A este caberá ter ciência de seu papel e estar disposto a receber as orientações condizentes à atividade escolhida e assim atuar de maneira integrada à gestão da área protegida,” encerra. Segundo o gestor ambiental, Henrique Nascimento, da Cedib, em 2019, o Programa Agente Voluntário Ambiental se renova “Este ano, além de trocar experiências exitosas com os agentes locais, vai dialogar mais com a sociedade e ampliar as ações com o foco na gestão participativa”, encerra.