Começam as expedições oceanográficas do plano de manejo da Pedra da Risca do Meio

17 de julho de 2019 - 11:51

Dia 18 de julho (quinta-feira), o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Henry Campos, a diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC), Ozileia Menezes, e convidados, embarcarão no Argo Equatorial. O objetivo é acompanhar o início das expedições oceanográficas que estão sendo realizadas pelo Labomar, utilizando o barco de pesquisa da UFC, para subsidiar a elaboração do plano de manejo do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, unidade de conservação submersa do Ceará. O embarque está previsto para 7h, no Iate Clube.

Segundo informações do Labomar, os trabalhos de campo ou “atividades embarcadas” ocorrem neste mês de julho e envolve mais de 30 pessoas. São atividades multidisciplinares como coletas de água para análise de nutrientes, carbono, micro-organismos e condições físico-químicas da água (tais como temperatura, oxigênio e salinidade). Nesta etapa de coleta de dadospara o diagnóstico do plano, oito pesquisadores realizarão mergulhos científicos para produzir fotos e vídeos deespécies como peixes, corais e esponjas. Eles vão mergulhar em nove recifes diferentes com profundidades significativas. Alguns deles nunca foram visitados.

O plano de manejo da Pedra da Risca do Meio está inserido no Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria Técnica firmado entre o Fundo Brasileiro para Biodiversidade – FUNBIO e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, no âmbito do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas – GEF Mar, e do Labomar/UFC. O plano é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social, visa propor medidas para a conservação e uso sustentável de uma unidade de conservação (UC).

Sobre a UC

Criado pela Lei n° 12.717 de 05 de setembro de 1997, o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio é uma UC estadual de proteção integral, sob a gestão da SEMA. Situada a cerca de 1h30min de barco de Fortaleza, possui área de 33,2 km² e não apresenta ilhas ou qualquer outra forma de afloramento acima do nível do mar. Os recifes ficam permanentemente submersos e a temperatura da água é de 27°C. É única do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) totalmente submersa em ambiente marinho. A UC favorece o desenvolvimento e o abrigo de rica biodiversidade.

SERVIÇO
Acompanhamento das expedições oceanográficas do plano de manejo da Pedra da Risca do Meio
Dia: 18 de julho de 2019
Hora: 7h
Local: Iate Clube