SEMA entrega Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa ao empresário Roberto Macedo

11 de julho de 2019 - 14:55

O industrial Roberto Proença de Macêdo foi agraciado com a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, em solenidade ocorrida na noite desta quarta-feira (10/7), no Auditório Luiz Esteves Neto, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A honraria é uma iniciativa do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMA). Reconhece personalidades públicas e privadas que “no desempenho de suas ações tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga”.

A solenidade contou com a presença do titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno; do atual presidente da FIEC, Beto Studart; do presidente eleito da Federação, Ricardo Cavalcante; da viúva de Joaquim Feitosa, Dona Dolores; e muitas autoridades e figuras ilustres, além dos familiares do homenageado.

Após a saudação inicial de Beto Studart, em sua fala, Bruno informou que Roberto Macêdo foi nome de consenso entre as entidades que escolhem o homenageado. “Além do espírito empreendedor, Roberto, como a caatinga, é simples, resiliente, diverso em suas atitudes e único em seu modo de agir, ressaltou o secretário, que lembrou que o bioma brasileiro tem características ímpares em todo o mundo.

Emocionado, Roberto Macêdo agradeceu a homenagem, e publicizou o trabalho da Associação Caatinga, responsável por 24 das 36 Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará.

Saiba mais

O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, instituído pelo Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005, é uma iniciativa do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMA). É uma referência ao agrônomo Joaquim de Castro Feitosa (1915-2003), conhecido como Dr. Feitosinha. O agrônomo, nascido no Tauá, formou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, quando despertou para a necessidade da preservação ambiental e conservação da Caatinga. Ele foi o responsável pela introdução da raça caprina Boer, na Região dos Inhamuns.