Associações de catadores firmaram parceria para coleta seletiva nos órgãos públicos estaduais

11 de julho de 2019 - 16:40

Com o propósito de avançar na Política Estadual de Resíduos Sólidos , o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), realizou na manhã desta quinta-feira ( 11/7), solenidade de assinatura do Termo de Compromisso entre Associações de Catadores e Instituições da Administração Pública do Estado, no âmbito do Coleta Seletiva Solidária. O projeto atende o Decreto Estadual 32.981, de 21/02/2019, que visa a criação de processos que contribuam para o correto descarte de resíduos nos diversos órgãos da administração pública estadual e a destinação dos mesmos às associações e cooperativas de materiais recicláveis.

Para a presidente da Rede Estadual de Catadores, Maria Lilian Teixeira, é uma combinação de responsabilidade compartilhada entre o Estado e os catadores, “um avanço” da coleta seletiva no Ceará. “Ambas as partes ganham nesse processo”, disse. Nove associações de catadores estavam representadas no ato: Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia; Associação de Catadores e Recicladores (ACRQ) de Quixadá; Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis de Morada Nova; Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Russas; Associação Viva a Vida; Associação Brisamar; Socrelp; Associação Raio de Sol e a Ascajan.

O secretário Artur Bruno fez questão de frisar que a ideia do projeto foi dos próprios catadores e afirmou que o governador Camilo Santana “está determinando que façamos a coleta seletiva solidária”. Segundo ele, tudo está definido na Politica Estadual de Resíduos Sólidos. “Progressivamente vamos conquistar e incentivar todos os órgãos a fazer a separação dos resíduos e a compreender que tudo que chamamos de lixo pode ser aproveitado e gerar riqueza”, encerra.

Firmaram o termo de compromisso com as organizações habilitadas, as seguintes instituições: Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv); Casa Civil; Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pessoal (SSPDS); Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet); Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Secretaria da Educação (Seduc); TV Ceará; Polícia Civil e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS).

Presente à solenidade o secretário de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro; o secretário-executivo da SRH – Secretaria de Recursos Hídricos, Dedé Teixeira; Flávio Jucá da SEPLAG – Secretaria de Planejamento e Gestão; a secretária-executiva, Najyila Galdino Drumond, da SECITECE, a presidente da Rede Estadual de |Catadores, Maria Lilian Teixeira, o Secretário de Meio Ambiente de Quixadá, Kildare Lobo, além de técnicos e representantes de instituições públicas e do terceiro setor.