Nesta quinta (11), associações de catadores firmarão compromisso com órgãos estaduais para coleta de recicláveis

9 de julho de 2019 - 11:18

O Termo de Compromisso entre Associações de Catadores e Instituições da Administração Pública do Estado – Coleta Seletiva Solidária será assinado nesta quinta-feira, dia 11 de julho. O evento acontecerá às 9 horas, no Auditório Cariri/ Inhamuns, da Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG. Contará com a participação do titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno e da presidente da Rede Estadual de Catadores, Maria Lilian Teixeira. Também estarão presentes as nove associações de catadores habilitadas para fazer a coleta seletiva de resíduos no âmbito da administração estadual e os representantes das secretarias ou órgãos vinculados do Estado.

Segundo o gestor, André Pereira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da SEMA, no último dia 26 de junho foi realizado um sorteio público para definir quais secretarias ou órgãos seriam atendidos pelas nove associações habilitadas no processo. Os próprios catadores adotaram critérios como a distância e a logística”, disse o gestor. “Permitindo assim, que a segregação e a coleta dos resíduos seja o mais eficiente possível e os resíduos tenham destinação correta”, completa.

Irão firmar termo de compromisso com as organizações de catadores habilitadas no âmbito da Coleta Seletiva Solidária, as seguintes instituições: Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv); Casa Civil; Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pessoal (SSPDS); Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet); Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Secretaria da Educação (Seduc); TV Ceará; Polícia Civil e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS).

Coleta Seletiva Solidária

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual 32.981, de 21 de fevereiro de 2019. Visa a criação de processos que contribuam para o correto descarte de resíduos sólidos, bem como contribuir para a implantação da coleta seletiva nos diversos órgãos da administração estadual, além de promover a inclusão social e renda para os catadores de materiais recicláveis, associados e ou cooperados.

Confira a relação das associações de catadores habilitadas no Coleta Seletiva Solidária: Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia; Associação de Catadores e Recicladores (ACRQ) de Quixadá; Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis de Morada Nova; Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Russas; Associação Viva a Vida; Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Serviluz (Brisamar); Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp); Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis Raio de Sol e a Associação dos(as) Catadores(as) do Jangurussu (Ascajan).

SERVIÇO

Coleta Seletiva Solidária: Assinatura do Termo de Compromisso entre Associações de Catadores e Instituições da Administração Pública do Estado

Dia: 11 de julho de 2019, às 9h

Local: Auditório Cariri/ Inhamuns, da Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG

Endereço: Centro Administrativo do, Av. Ministro José Américo, S/N – Cambeba, Fortaleza.

Tarcilia Rego