SEMA participa de ação de limpeza da praia do Porto das Dunas

30 de junho de 2019 - 13:28

O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, juntamente com equipe da APA do Rio Pacoti, esteve presente em ação de limpeza realizada na praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, na manhã deste sábado, 29. A iniciativa, promovida pelo Beach Park e pela Associação dos Moradores do Porto das Dunas (Pordunas), recolheu lixo e resíduos de aproximadamente quatro quilômetros do litoral.

Na abertura da ação, no Beach Park, além de Bruno estiveram presentes o educador Edinílton Sores, o CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, e representantes da diretoria do BP, Ivon Levy, Paulo Menezes, Raíssa Bissol e Érik Picanço.

Em seu discurso de saudação aos voluntários da limpeza, Bruno, ressaltou a necessidade da participação da sociedade civil, tanto por meio de empresas quanto por ações individuais, na preservação da natureza. “O que as pessoas estão fazendo aqui é mais importante que muitas palestras e aulas. Elas estão cuidando da natureza na prática, isso convence muito mais do que as palavras”, comemorou.

Além do Beach Park, outras instituições estiveram presentes, como a Aquasis e a UNI7. O evento mobilizou cerca de 250 pessoas, em especial um grupo de 50 crianças de uma escola do município. Bruno comentou que a principal ação da Sema para este ano é justamente o trabalho com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Segundo Raissa Bissol, coordenadora de Meio Ambiente do Beach Park, a empresa apoia mensalmente a Pordunas para que a limpeza seja realizada de uma forma contínua. A preservação do meio ambiente também foi reforçada por meio de um treinamento de funcionários do Beach Park para lidar com o período de desova das tartarugas marinhas. A parceria foi estabelecida com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).