APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho terá brinquedopraça e Areninha

30 de junho de 2019 - 23:40

A assinatura da ordem de serviço para as obras ocorreu durante o lançamento do projeto Viva O Parque no local, que agora passa a ser realizado todos os domingos

A brisa sopra às margens do estuário do Rio Ceará-Maranguapinho. Logo no começo da manhã deste domingo (30), moradores do bairro Canindezinho e adjacências foram à Área de Proteção Ambiental (APA) localizada no bairro.

A programação foi aberta oficialmente pelo governador Camilo Santana, que visitou o local e acompanhou a programação. Aulas de Zumba, educação ambiental, massagem, atividades de recreação e brincadeiras para crianças e adultos. Esta foi a abertura do Projeto Viva o Parque, já realizado no Parque Botânico e do Cocó, e que a partir deste dia 30 funciona também no estuário do Maranguapinho todos os domingos. Outra área que começa a contar com as atividades do Viva o Parque é ARIE Sítio Curió, no bairro Lagoa Redonda.

Na ocasião, o governador Camilo Santana assinou a ordem de serviço para a construção da areninha do Maranguapinho, no valor de R$ 164.228,49 e também de uma brinquedopraça. O governador do Ceará anunciou que este é o início do Projeto de recuperação de todo o entorno das margens do Rio Maranguapinho, que agora é uma área de preservação ambiental. “Este Projeto de urbanização vai desde a Avenida Mister Hull até o Anel Viário e vamos construir areninhas, brinquedopraça, diversas ações para atrair as famílias e promover também a conscientização e educação ambiental”, afirmou.

Vai haver, ainda, investimentos na ARIE do Sítio Curió, no bairro Lagoa Redonda. Para a realização dessas atividades de lazer nas duas novas áreas vão ser investidos cerca de R$ 800 mil. O governador Camilo Santana anunciou também que está ampliando o Batalhão da Polícia Militar Ambiental para garantir a proteção das áreas do Maranguapinho. “Criamos o Batalhão Ambiental do Maranguapinho, que assim como o do Cocó, serão mais policiais para proteger a área e garantir que esses equipamentos possam ser usados pela população. Em breve vamos anunciar aqui câmeras para aumentar a proteção e a construção de mais equipamentos para o bem-estar da população”.

Para o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, a ideia é levar o Projeto Viva o Parque também para o interior do Ceará. “A ideia é levar para outros municípios que tenham áreas de conservação, trazendo as famílias para integração, práticas de esporte e principalmente contato com a natureza para promover a educação ambiental”, comemorou. O Projeto já funciona todos os domingos no Parque do Cocó, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico, em Caucaia.

Conquista

Para a vendedora, Albanita Maria, a programação do Viva o Parque foi uma conquista para as famílias do Bairro Canindezinho e das imediações. “É a oportunidade que nós temos de trazer as crianças para divertir e conviver com a natureza em um ambiente seguro e acolhedor”, afirmou.

Para a zeladora Mazé Souza, que estava recebendo aulas de educação ambiental, a principal lição do Projeto Viva o Parque é passar para as futuras gerações a importância de se preservar o meio ambiente, convivendo com a natureza. “Passo para os meus filhos e os meus netos, que nós temos que saber conviver com a natureza e preservar o nosso meio ambiente, começando fazendo a nossa parte, sem jogar lixo no chão e principalmente neste rio”, disse a trabalhadora que estava com os filhos e netos nas atividades do Viva o Parque.

Para a bióloga e educadora ambiental Mariana Proença, é fundamental a educação e conscientização da comunidade. “Principalmente precisamos construir este projeto a longo prazo, no que diz respeito ao descarte correto do lixo. Vamos permanecer aqui todo o domingo com este trabalho para preservar o Maranguapinho e eu tenho certeza que esses moradores vão se envolver, porque eles estão muito interessados em ter este espaço para aproveitar com as suas famílias”, comemorou.

Compareceram ao evento os secretários Élcio Batista (Casa Civil), Rogério Pinheiro (Esporte e Juventude), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, além das vereadoras Lucimar Martins (Bá) e Larissa Gaspar, líderes comunitários e lideranças do bairro.