Caucaia cria primeira unidade de conservação (UC) municipal de proteção integral

28 de junho de 2019 - 10:18

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, esteve presente à solenidade de assinatura do decreto de criação da Unidade de Conservação (UC) Municipal de Proteção Integral do Monumento Natural (MONA) da Serra da Rajada, em Caucaia. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, (27/6), na Escola de Ensino Integral Yara Guerra Silva, no bairro Tucunduba, na Serra da Rajada e contou com a presença do Prefeito Naumi Amorim. A UC, com área de 373,85 hectares e um perímetro de 15.146,53 metros, tem como objetivo preservar o ecossistema natural de relevância ecológica para o município.

A MONA da Serra da Rajada é a primeira UC selecionada pelo edital de apoio para criação de unidades de conservação municipais do Programa de Incentivo as Unidades de Conservação Municipais (ProUCm), desenvolvido pela SEMA. O ProUCm “propõe o aumento das unidades de conservação no estado do Ceará, apoiando os municípios, tanto na criação, quanto na efetividade da gestão dessas áreas protegida”.

Para o secretário Artur Bruno, Caucaia demonstra “sensibilidade ambiental” ao preservar um espaço de montanha. “A UC enquadrada na categoria de Proteção Integral representa a criação de uma importante área protegida, não apenas para Caucaia, mas para o Estado do Ceará”, disse. O ato de assinatura do decreto aconteceu por ocasião da Semana do Meio Ambiente, o principal evento de educação ambiental do Estado, envolvendo cerca de 130 municípios cearenses e 26 unidades de conservação estaduais, patrocinado pela SEMA.