Hoje, o município de Itapipoca recebe o quarto seminário ZEEC 2019

5 de junho de 2019 - 09:21

Depois de Caucaia, Aracati e Jericoacoara, o Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará encerra a etapa de mobilização da sociedade, na cidade litorânea de Itapipoca

Na manhã desta terça-feira (04/06) foi a vez do município de Jijoca de Jericoacoara receber o terceiro seminário, de uma série de encontros que debate com a população cearense o Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC). O evento, ocorrido no auditório da Câmara Municipal, contou com a participação do titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno. Hoje (5/6), encerrando esta primeira etapa do ZEEC, o debate acontece em Itapipoca, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Para Artur Bruno, este primeiro momento tem como objetivo envolver a população, colher opiniões, ouvir sugestões e compreender a realidade atual dos 23 municípios litorâneos do Estado e os mais próximos do litoral.“Discutimos objetivos, debatemos problemas que os empreendedores enfrentam na região em relação aos órgãos de licenciamento ambiental e explicamos todas as fases do processo de zoneamento.”, disse. “Estamos escutando a população para fazer um diagnóstico, em seguida um prognóstico e finalmente, consolidarmos o Zoneamento Ecológico-Econômico”, ressalta o secretário.

Outras três etapas – diagnóstico, prognóstico e audiências públicas – estão previstas para acontecer no decorrer do ano e a conclusão dos estudos será apresentada em fevereiro de 2020. O objetivo do ZEEC é estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do território, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas, portanto participação social é essencial para o êxito na implementação do zoneamento e das futuras diretrizes.

As ações estão sendo realizadas em cinco municípios sedes: Caucaia, Aquiraz, Aracati, Itapipoca e Jijoca. A terceira reunião do ZEEC, em Jijoca de Jericoacoara, contou com a participação de cerca de 100 pessoas de diversos segmentos das cidades do Extremo Oeste do Estado. Estiveram presentes representantes das prefeituras municipais de Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Chaval, Barroquinha, Acaraú, secretarias municipais de Cultura, Turismo, Educação, Agricultura, Meio Ambiente, vereadores, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), proprietários de hotéis, pousadas, empreendedores, pescadores, cooperativas e estudantes.