SEMA promove ações de educação ambiental, esporte e lazer no mês do Meio Ambiente

3 de junho de 2019 - 15:52

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, será celebrado no Ceará, com programação especial durante todo o mês de junho. A agenda de atividades foi concebida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), para marcar a data e estimular o debate sobre o tema “Coleta Seletiva. Separe o seu lixo e dê a cada resíduo o destino certo”.

Quarta-feira (05), às 15h, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa (AL), acontece a solenidade de entrega da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa ao empresário cearense Roberto Macedo. A comenda é um reconhecimento à relevante contribuição do industrial para o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga. Na ocasião, haverá debate sobre a Política Ambiental do Estado, com a presença do titular da SEMA, Artur Bruno. A iniciativa é do deputado estadual Acrísio Sena (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da AL.

No domingo (09), às 6h30 da manhã, será dada a largada da 2ª Corrida do Cocó. A competição, que aposta no esporte e na conservação da natureza, terá percursos aproximados de 2Km e 5Km e acontece no entorno do Parque Estadual do Cocó. O objetivo é promover o bem-estar físico e a convivência com a natureza de Fortaleza. O evento também tem cunho social: no ato da entrega dos kits de participação, serão arrecadadas latas de leite em pó de 400g, que serão doadas ao Lar Amigos de Jesus.

Logo após o evento esportivo, o palco vira cenário da solenidade de entrega da placa “Amigo do Cocó”. No mês do Meio Ambiente, personalidades serão homenageadas pela SEMA por contribuírem de forma relevante para a preservação e conservação da unidade de conservação (UC) de proteção integral, Parque Estadual do Cocó. Este ano serão homenageados: Antenor Naspolini, Maurício Cavalcante Filizola, Neurisângelo Cavalcante Freitas, Yuri Castro de Oliveira, Flávio Viriato Saboya, Paulo Henrique Helery e Demitri Túlio.

Dia 16, haverá o lançamento do Projeto Viva o Parque nas UCs: APA do Rio Ceará/Maranguapinho e ARIE Sítio Curió. Ambas, assim como já acontece nos parques estaduais Cocó e Botânico, passarão a contar, todos os domingos, das 8 às 12 horas, com uma série de atividades gratuitas de educação ambiental, recreação, esportes, danças e brincadeiras lúdicas. A iniciativa Viva o Parque é uma realização do Governo do Estado, desenvolvida por meio da SEMA, para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza participando de ações realizadas em áreas verdes públicas.

Finalizando o mês, entre os dias 23 e 30 de junho, acontece a maior campanha anual de Educação Ambiental do Ceará: a Semana do Meio Ambiente. Com foco na Coleta Seletiva, este ano, 131 municípios cearenses e mais 24 unidades de conservação estaduais realizam em todo o território cearense, inúmeras e diversas ações voltadas para a temática da sustentabilidade ambiental.Em breve, a SEMA divulgará a programação completa.

Programações:

Programação UCs SMA 2019

Programação Municípios SMA 2019