Encontro discute elaboração de Planos Municipais da Mata Atlântica

27 de maio de 2019 - 16:53

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), vem buscando estratégias para garantir a preservação da Mata Atlântica no Estado. Uma estratégia é a elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMA). E justamente hoje (27/5), Dia da Mata Atlântica, na sede do Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara Suja, em Guaramiranga, na APA da Serra de Baturité, aconteceu encontro para discutir o tema e a importância do PMMA para os municípios.

Segundo Patrícia Jacaúna, gestora da APA, “o grupo debateu o assunto e em seguida já passou a discutir estratégias de apoio para elaboração dos planos”. Como resultado do encontro, que de acordo com a gestora “foi muito produtivo”, começa um processo participativo de apoio aos municípios nos seus planejamentos para recuperação e conservação da Mata Atlântica. “Como encaminhamento foi formado grupo técnico pra visitar as municipalidades e ajudar a montar as estratégias.”

A orientadora da Célula de Fauna e Flora, Flávia Prado, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA, participou da reunião, assim como os representantes do Conselho Gestor da APA, da REVIS e do Grupo de Trabalho do Projeto Reflorestamento, além de representantes dos municípios de Pacoti, Mulungu e Guaramiranga e Sindicato da Agricultura Familiar. Também presente o Ministério Público Estadual, técnicos da Unilab, Ibama e da ong Aquasis, além do BPMA.