Neste domingo, o encerramento da Semana da Biodiversidade acontece durante o Projeto Viva o Parque

24 de maio de 2019 - 09:13

No próximo domingo (26/5), às 9h, no Parque Estadual do Cocó, acontece o encerramento da Semana da Biodiversidade 2019. Na oportunidade, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) assinará um Termo de Cooperação Técnica com o Abrigo São Lázaro. Segundo o titular Artur Bruno, o objetivo é implementar medidas destinadas ao desenvolvimento de ações de interesse mútuo, visando subsidiar o atendimento às demandas de acolhimento, tratamento, triagem e destinação para adoção dos animais domésticos. “Preferencialmente nas áreas das unidades de conservação (UCs) estaduais”, disse.

O balanço da semana termina durante a programação do Viva o Parque. Como acontece todos os domingos, de 7h às 12h, o projeto “abre as portas” aos visitantes e frequentadores do Cocó com uma série de atividades para adultos e crianças; todas gratuitas. Uma realização do Governo do Estado, por meio da SEMA, o Viva o Parque foi desenvolvido para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio da educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas verdes públicas.

Entre as principais atrações do projeto estão tai chi chuan, yoga, biodança, zumba aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline e apresentações culturais. Tem ainda o arvorismo, com 10 estações de ecoaventura e voltado para um público mais radical. A criançada não fica de fora. Os baixinhos podem curtir brincadeiras, jogos coletivos, aulas de circo, pintura facial, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares e muitas outras mais.

De acordo com a gestora Dóris Santos, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA, e responsável pela coordenação da Semana da Biodiversidade 2019, a programação prevista para o encerramento, “só reforça” o Viva o Parque. Vão acontecer duas exposições, uma é a mostra de fotografias dos vencedores do ‘Projeto Lentes sobre o Cocó’, aberta de 8h às 17h, e a Exposição Caatinga, de 8h30 às 11h30. Tem ainda a Palestra Mar de Lixo, elaborada pela equipe de educação ambiental do Parque; a primeira começa às 9h e a segunda, às 15h.

Semana da Biodiversidade 2019

Aberta no último domingo (19/5), no Parque Estadual Botânico, a segunda edição da Semana da Biodiversidade trouxe como tema central o impacto dos resíduos sobre a biodiversidade e como a gestão dos mesmos pode contribuir para a conservação da Natureza. Foram cerca de 150 atividades desenvolvidas em 20 unidades de conservação estaduais e todas de encontro ao tema Resíduos Sólidos. “Por meio de atitudes como a prática da coleta seletiva, poderemos contribuir para a redução dos impactos ambientais sobre a biodiversidade”, afirma Dóris. Conforme dados da ONU, a cada ano, são jogados até 13 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, prejudicando inúmeras espécis marinhas.

SERVIÇO

Encerramento Semana da Biodiversidade 2019

Onde: Parque Estadual do Cocó

Endereço: Avenida Engenheiro Santana Jr. esquina com Av. Pe. Antônio Tomás.

Dia: 26 de maio de 2019

Hora: 9h.