Dia 24 de maio o ECOMAPSS será lançado na ARIE Sítio do Curió, em Fortaleza

23 de maio de 2019 - 10:22

Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) lança nesta sexta-feira (24/05), às 9h, na sede da área de relevante interesse ecológico (ARIE) Sítio Curió versão do ECOMAPSS. “É mais uma UC a implantar a inovação que une tecnologia e meio ambiente”, disse o secretário Artur Bruno. O aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, que que pode ser baixado no Google Play/ Play Store, já é utilizado na ARIE Águas Emendadas, em Tauá, e nos parques estaduais, Sítio Fundão, no Crato e Cocó, na Capital.

Segundo a gestora da ARIE, Izaura Lila Ribeiro, o dispositivo de mapeamento ambiental além de informar sobre fauna, flora e outros pontos de interesse, ainda traz curiosidades sobre a unidade de conservação (UC). “Trata-se de uma ferramenta que armazena conteúdo por meio do QR Code – código de barras e pode ser lido pelo celular”. Basta que o telefone tenha uma câmera fotográfica e o usuário aponte para o código impresso nas placas que estão afixadas e distribuídas na UC. O lançamento do app faz parte da programação da Semana da Biodiversidade 2019 que acontece no período de 19 à 26 de maio, uma realização da SEMA.

O ECOMAPSS é resultado de pesquisas desenvolvidas por professores e estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE – Crato) e conta com o apoio da SEMA. De acordo com o coordenador da iniciativa, professor João Alberto Abreu, o aplicativo nasceu para mapear o próprio campus do IFCE no Crato e “cresceu graças a uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente”. Ele destaca ainda a biodiversidade da UC. “É um resquício de Mata Atlântica, com rica diversidade biológica e várias espécies nativas”, disse. Todo o processo de implantação demorou cerca de quatro meses. Foram identificadas 41 espécies em uma trilha de três quilômetros.

SERVIÇO

Lançamento do ECOMAPSS na ARIE do Sítio Curió

Dia: 24 de maio de 2019

Hora: 9h

Local: Av. Professor Carvalho, s/n, bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza