SEMA apresenta resultados da 12ª Fiscalização Integrada de Comércio e Uso de Agrotóxicos

21 de maio de 2019 - 09:34

A operação foi realizada em nove municípios. “Cerca de 20 propriedades rurais e 17 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados”

No período de 13 a 17 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) coordenou mais uma ação de Fiscalização Integrada de Comércio e Uso de Agrotóxicos. Dessa vez, no Maciço de Baturité. A operação aconteceu em nove municípios: Baturité, Aracoiaba, Capistrano, Redenção, Itapiúna, Aratuba, Palmácia, Pacoti e Maracanaú. “Este último foi incluído, por ser responsável por grande parte do comércio de agrotóxicos da região do Maciço”, informou a engenheira agrônoma, Viviane Monte, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da SEMA.

Segundo Viviane, “essa é a 12ª Ação Integrada de Fiscalização de Comércio e Uso de Agrotóxicos realizada e a primeira na referida região”. Os resultados serão apresentados no próximo dia 22 de maio (quarta-feira), às 15h, na sede da SEMA, na Av. Pontes Vieira 2666, bairro Dionísio Torres. Trinta e cinco técnicos de órgãos diversos, distribuídos em três grupos, participaram. “Dois ficaram responsáveis pela fiscalização do campo e um terceiro, pelo comércio”, explica. Cerca de 20 propriedades rurais e 17 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados. “Os grupos contaram ainda com o acompanhamento do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA)”, destaca.

Além da Secretaria do Meio Ambiente, integraram a equipe fiscalizadora, os seguintes órgãos: Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/SFA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/CE).

SERVIÇO

Apresentação dos resultados da 12ª Ação Integrada de Fiscalização de Comércio e Uso de Agrotóxicos

Dia: 22 maio de 2019 (quarta-feira)

Local: Auditório do edifício-sede da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA)