Parque Estadual Sítio Fundão realiza oficina de apresentação de plano de manejo

25 de abril de 2019 - 15:48

Durante os trabalhos foram discutidos assuntos relevantes, com participação social e compartilhamento de experiências e conhecimentos, de acordo com a metodologia recomendada pelo Ministério do Meio Ambiente

O Parque Estadual Sítio Fundão, no sul do Ceará, em breve terá um Plano de Manejo que vai definir o que pode ou não ser explorado na área que é protegida por lei. A unidade de conservação (UC) possui 93,52 mil hectares e ocupa área no município de Crato. No último dia 23 de abril, no Instituto Cultural do Cariri, realizou oficina para apresentação do referido documento. Participaram do encontro, conselheiros da UC, autoridades locais, estudantes, pesquisadores e instituições parceiras.

Para a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Maria Dias, também presente à reunião e coordenando a equipe da SEMA que participava da oficina, plano de manejo vai ser um divisor de águas no Parque. “É importantes para toda e qualquer UC, porque é o principal documento que organiza e dá o norte, as diretrizes para o correto funcionamento e implantação de uma área protegida e impacta de forma positiva e ajuda a desenvolver o entorno da mesma”, afirmou a secretária executiva.

Durante os trabalhos foram discutidos assuntos relevantes, com participação social e compartilhamento de experiências e conhecimentos. Segundo Doris Santos, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) da SEMA, a oficina seguiu a metodologia recomendada pelo Ministério do Meio Ambiente. “Discutimos com a comunidadeos objetivos finais do plano, a consolidação do zoneamento ambiental com suas normas de uso para a orientação da gestão do parque, o papel da zona de amortecimento e por fim, a Oficina de Análise do Programa de Ação”, explicou.

Plano de Manejo

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) – Lei nº 9.985/2000, o plano de manejo é um documento técnico, obrigatório, fundamentado nos objetivos gerais da área protegida. Estabelece o zoneamento e as normas que devem nortear o uso e o manejo dos recursos naturais da mesma. O SNUC também define todos os critérios e normas para a criação, implantação e gestão das UCs em todo o território nacional.

Sobre o Parque Estadual Sítio Fundão

O Parque Estadual Sítio Fundão é uma Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral.. Localizada no município de Crato, apresenta flora e fauna nativa representantes dos biomas Caatinga e Cerrado. Possui um pequeno cânion formado pelo rio Batateira, além de fazer parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe.