SEMA promove seminário sobre Coleta Seletiva Solidária na Administração Pública Estadual

23 de abril de 2019 - 16:11

Reafirmando o compromisso do Governo do Ceará de fortalecer a implantação da coleta seletiva nos Órgãos Públicos Estaduais e o incentivo à inclusão social e a emancipação econômica de catadores de materiais recicláveis, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) promove nesta terça-feira, 24 de abril, às 9h, no auditório Cariri/Inhamuns, da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), 1º Seminário de Mobilização para Coleta Seletiva Solidaria no âmbito da Administração Pública Estadual.

De acordo com o titular da SEMA, Artur Bruno, a Coleta Seletiva Solidária foi instituída “recentemente” pelo Decreto Estadual nº 32.981, de 21 de fevereiro de 2019. “Visa a criação de processos que contribuam para o correto descarte de resíduos sólidos, bem como contribuir para a implantação da coleta seletiva nos diversos órgãos da administração estadual”, disse. “E mais, trata-se de um incentivo à inclusão social e a emancipação econômica de catadores de recicláveis”, completa.

Trabalhando em parceria com as cooperativas e associações de catadores, a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da SEMA, apresentará, no encontro de amanhã, o Decreto Estadual 32.981, “Em seu artigo primeiro, a norma determina que os resíduos recicláveis, produzidos pelos órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta, devem ser previamente selecionados na fonte geradora e destinados às associações e/ou cooperativas de materiais recicláveis”, explica o técnico Leorne Sousa, da Codes. “Será um momento de esclarecimento junto aos técnicos dos demais órgãos públicos do Estado e suas vinculadas, do Estado”, encerra.

Inclusão social

Um dos objetivos da implantação da coleta seletiva é a busca de soluções para a problemática do lixo, que passa necessariamente pela mudança de hábitos e atitudes. Com este enfoque, o técnico, Milton Alves, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Mobilização Social (Coeas), da SEMA, abre o 1º Seminário de Mobilização para Coleta Seletiva Solidaria no âmbito da Administração Pública Estadual. Os trabalhos serão encerrados com uma apresentação da presidente da Rede dos Catadores (as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará, Maria Lilian Teixeira. “Também é nosso objetivo agilizar as ações que tornarão mais rápidas e efetivas as determinações do Governo Estadual em relação à inclusão dos catadores neste processo”, encerra Souza.

SERVIÇO

1º Seminário de Mobilização para Coleta Seletiva Solidaria no âmbito da Administração Pública Estadual

Dia: 24 de abril de 2019 (quarta-feira)

Hora: 9h

Local: Auditório Cariri/Inhamuns, da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag)

Tarcilia Rego