SEMA forma mais 39 educadores ambientais no Ceará

16 de abril de 2019 - 11:44

Ao encerrar a segunda etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais, nos municípios de Acopiara e Milagres, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), contribuiu para a formação de mais 39 educadores ambientais no estado do Ceará. Os técnicos, Genario Azevedo e Jovelina Silva, da Coeas/SEMA, ministraram a formação. Segundo Jovelina, inicialmente, a capacitação ocorreu dias 8 e 9 de abril, no auditório do Centro Administrativo de Acopiara. “Ao final da formação, 16 novos educadores ambientais foram certificados”, disse a técnica, destacando o apoio e a parceria da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Na cidade de Milagres a formação foi nos dias 10 e 11 de abril. Direcionada aos profissionais da educação, gestores escolares, docentes, estudantes universitários, técnicos municipais e membros das COM-VIDAS e do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), o curso teve carga horária de 120 horas, sendo 40 horas presenciais e 80, semipresenciais. “Formamos 23 educadores ambientais em Milagres”, ressalta Jovelina. O nosso trabalho contou com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Públicos, do município”, encerra.

De acordo com o técnico Genario Azevedo, da Coeas/SEMA, o objetivo geral da formação é capacitar professores e demais profissionais da área, para colocar no centro da pauta escolar, a temática socioambiental, além de fomentar a gestão ambiental no ambiente das escolas. “Diversos temas são abordados: Educação Ambiental; Sociedade, Ética, Natureza, Cultura e Cidadania; Saneamento Ambiental e Infraestrutura; Legislação e Gestão Ambiental; Mudanças Climáticas e Ambientais; Agrotóxico, Agroecologia e Sistemas Agroflorestais”, explica. “Tem ainda a visita de campo e a apresentação dos trabalhos executados pelas equipes, em cada município”, completa.