SEMA participa da Ação Flecheiras+Limpa e destina os recicláveis para cooperativa de catadores

15 de abril de 2019 - 16:55

Na pacata praia de Flecheiras, localizada no litoral Oeste do Ceará, tem muito mar, sol e diversão à, um ambiente tranquilo que conquista e recebe visitantes de todos os cantos do País. Foi neste cenário que aconteceu um mutirão de limpeza, na manhã do último sábado (13/4). Tendo a frente a voluntária Giuliana Di Tore Liuzi, a iniciativa contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), do instagram@praiadeflecheiras, da empresa Transforme Soluções Verdes, da For You Eventos, do Projeto Limpa Mar , da ong Juntas na Colmeia e a Prefeitura do Trairi. “o objetivo foi conscientizar a população sobre o descarte incorreto de lixo nas praias”, explica Giuliana.

“A atividade encerrou uma etapa da Ação Flecheiras + Limpa que marcou diversas ações na localidade”, explica Ana Michele, gestora das unidades de conservação (UC) estaduais, APA do Estuário do Rio Mundaú e APA das Dunas da Lagoinha, que integram o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), administrado pelo Governo Estadual, por meio da SEMA. “Além da Educação Ambiental, nós nos responsabilizamos pela retirada dos recicláveis e entrega dos mesmos”, explica Michele.

Entre os resíduos coletados pelos participantes e triados pela Transforme Soluções, foram contabilizados 210 quilos de vidro; 41 de metais; 295 de plásticos e 876 de rejeitos. “ O material passível de reciclagem foi entregue à Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan), em Fortaleza. “A ação é de grande importância não somente pelo ato de limpar as praias, mas pelo exercício de cidadania de cada um, que doa uma parte do seu tempo em prol do meio ambiente”, concluiu Michele.

O Flecheiras +Limpa começou dia 4 de abril, com uma ação na Pousada das Marés, em Mundaú. O evento contou com a participação de 15 empresários, esportistas, líderes comunitários e gestores públicos locais. “Foi uma conversa sobre Ecoturismo e Sustentabilidade”, disse Giuliana. “O nosso intuito é contribuir para a mudança de hábitos, organização dos resíduos recicláveis com destinação correta geração de negócios, valorização e requalificação do turismo e o trabalho coletivo de todos”, explica. O facilitador da palestra foi André Luiz Macedo, da empresa Transforme Soluções Verdes.

Como é possível observar, as ações foram divididas em vários grupos de atuação e dias. “Além do operacional como o mutirão, nós atuamos nessa parte de conscientização junto aos colégios, com a realização de palestras por meio das equipes do Projeto Limpa Mar e da Secretaria do Meio Ambiente”, disse a idealizadora. Dias 11 e 12 estudantes de duas escolas e uma creche foram agraciados com palestras de educação ambiental: Escola de Ensino Fundamental Mestre Sabino, Escola de Ensino Médio Fortunato Severiano da Costa e Escola Maria Eremita de Azevedo (creche-pré escola).