Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio promove oficina participativa com a comunidade

10 de abril de 2019 - 15:56

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC) e apoio da equipe gestora do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, promoveu no último dia 5 de abril, na Colônia de Pescadores Z-08 de Fortaleza, “Oficina Participativa” referente ao Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. Na abertura do evento, Izaura Lila, responsável pela gestão da unidade de conservação (UC), juntamente com a equipe do Labomar, cumprimentou os presentes, destacando a “importância da oficina no processo de elaboração do Plano de Manejo” e da “participação de todos os envolvidos”.

O plano é o documento norteador de todas as ações de uma UC. “Portanto, é um instrumento norteador de todas as ações de uma UC.”, disse Izaura. É através dele que são definidos quais usos serão desenvolvidos na unidade. Segundo Izaura, a elaboração do Plano pressupõe a utilização de metodologia participativa, ou seja, o desenvolvimento de atividades que possibilitem a inclusão de todas as partes interessadas no processo. “Ter mais conhecimento sobre a área, a partir da visão dos pescadores é muito bom para o bom cumprimento dos objetivos e metas, que nós , gestores da UC, buscamos”, disse Izaura.

A equipe do Labomar, que está a frente da elaboração do Plano de Manejo, também destacou a “participação,” bem como solicitou a “colaboração” dos pescadores, no sentido de os mesmos participarem mais ativamente das atividades referentes ao Parque ao Plano. Cerca de 15 pessoas participaram da oficina, além dos pescadores, representantes da SEMA e do Labomar/UFC.

Na continuidade dos trabalhos, foi realizada uma dinâmica com a participação dos presentes para facilitar o entendimento do que vem a ser o Plano de Manejo – sua importância científica, os benefícios da proteção dos recursos naturais, históricos e culturais, por meio do mesmo – e para promover maior conhecimento sobre o Parque Estadual. “Durante a atividade, os pescadores informaram aos facilitadores presentes, através do GPS, alguns pontos de mergulho e os pescadores mais antigos informaram as maneiras de como se localizar sem a utilização de GPS”, explicou Izaura.

Saiba mais

O Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria Técnica para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio foi firmado entre o Fundo Brasileiro para Biodiversidade – FUNBIO e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, no âmbito do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas – GEF Mar.

Sobre o Parque

Criado por meio da Lei n° 12.717 de 05 de setembro de 1997, o Parque Estadual Marinho da Pedrada Risca do Meioé uma UC estadual de proteção integral, sob a gestão da SEMA. A única do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) caracterizada por ser totalmente submersa em ambiente marinho. Com uma área de 33,2 km², não apresenta ilhas ou qualquer outra forma de afloramento acima do nível do mar. Os recifes ficam permanentemente submersos e a temperatura da água é de 27°C. A UC favorece o desenvolvimento e o abrigo de rica biodiversidade.