Mutirão de limpeza na Lagoa da Jijoca

8 de abril de 2019 - 14:20

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenação de Biodiversidade (Cobio), realizou um Mutirão de Limpeza nas áreas da APP (Área de Preservação Permanente) da Lagoa de Jijoca. “Foram coletados 22 sacos de lixos de 30 litros”, disse o gestor da APA, Benedito Francisco Moreira Lourenço. Os resíduos coletados , na grande maioria, se constituíam de isopor de diferentes tamanhos, bitucas de cigarro, fraudas descartáveis e outros tipos de materiais. “Porém, nada foi destinado para coletiva seletiva, devido a contaminação dos mesmos”, completa.
A ação ocorrida na manhã da última sexta-feira (5/4), “com vista a minimizar os efeitos de contaminação e poluição visual do manancial”, contou com a participação de cerca de 40 pessoas entre alunos de escolas, servidores públicos e empresas que atuam na atividade turística, no entorno da lagoa. De acordo com o gestor, “os participantes são os anjos de apoio da lagoa e realizaram uma grande ação de educação ambiental”. Foram parceiros e apoiadores da SEMA, a Prefeitura Municipal de Jijoca, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Educação e a de Vigilância Sanitária; a Associação dos Empresários da Lagoa de Jijoca; a Cooperativa de Reciclagem, estudantes da Escola de Ensino Fundamental Carlos Jereissati e professores engajados na ação e ainda públicos das pousadas ,barracas e restaurantes.