Coeas/SEMA forma educadores e multiplicadores ambientais em Morada Nova e Solonópole

3 de abril de 2019 - 08:12

Os técnicos, Genario Azevedo e Israel Joca, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), ministraram a 2a Etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais. A capacitação ocorreu no período de 26 e 27 de março, último, no Plenário da Câmara Municipal de Morada Nova, com a parceria do Instituto do Meio Ambiente de Morada Nova (IMAMN). “Ao final do curso, 20 novos educadores ambientais foram certificados”, disse Genario Azevedo.

Em Solonópole também teve a 2a Etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais. “Foi realizada nos dias 28 e 29 de março, com o apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e 29 cursistas, entre professores e professoras receberam certificação como educadores ambientais. A formação tem carga horária de 120 horas, sendo 40 horas presenciais e 80, semipresenciais. A capacitação é direcionada aos profissionais da educação, gestores escolares, professores e professoras, técnicos municipais, membros das COM-VIDAS, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e estudantes universitários.

Segundo o técnico Joca, da Coeas, o objetivo da capacitação é fomentar a gestão ambiental no ambiente escolar, bem como capacitar professores e demais profissionais da área de educação para discutir e implementar a temática socioambiental no contexto escolar. “Diversos temas são abordados: Educação Ambiental no Ambiente Escolar; Sociedade; Ética; Natureza; Cultura e Cidadania; Saneamento Ambiental e Infraestrutura; Legislação e Gestão Ambiental; Mudanças Climáticas e Ambientais; Agrotóxico; Agroecologia e Sistemas Agroflorestais”, explica . Tem ainda a visita de campo e a apresentação pelas equipes, dos trabalhos executados no seu município.