IV Corrida pela Natureza marca encerramento da Festa Anual das Árvores 2019

26 de março de 2019 - 08:45

 

Com a realização da IV edição da Corrida pela Natureza, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) encerrou na manhã do último domingo (23/3), no Parque Estadual Botânico, a programação da Festa Anual das Árvores 2019. Cerca de 800 competidores participaram das provas realizadas na trilha principal do Parque. Na largada, secretário Artur Bruno agradeceu a participação de todos, desejou boa sorte e disse que o objetivo da competição é que todos “conheçam e usufruam” do Botânico. “São 190 hectares de muita natureza, um parque do Estado, portanto, de vocês; curtam e boa corrida!”

Os mais rápidos nas categorias, masculino e feminino, percurso de 3,2km, foram, respectivamente, Francisco Alves de Souza e Raquel de Souza. Na prova de 1,6km, venceram Diogo Souza Mendes e Raquel Damiane. Competidores que correram “caracterizados” também subiram ao pódio e os vencedores foram Camila Rodrigues e Jeferson Gomes. Camila correu fantasiada de Avatar, uma referência ao filme épico de ficção científica, escrito e dirigido pelo cineasta e ambientalista, James Cameron. Jeferson por sua vez, disputou a prova usando a fantasia “O Mundo das Abelhas”. “Eles deixaram suas marcas”, disse George Feijão, gestor do Parque Estadual. As assessorias de treinos físicos também foram agraciados: Corre Negada, Sinergia Total, Hapvida +1K e a Corridinha Mixuruca.

Alimentos arrecadados

Após a solenidade das medalhas aconteceu a assinatura de dois Termos de Cooperação Técnica (TCT) para a entrega simbólica do plantio de 2000 mudas de espécies nativas, realizado pela UNIMED Fortaleza e do plantio de 400 mudas de Carnaúba, realizado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) na área do próprio Parque. Em seguida Artur Bruno entregou oficialmente à Sra. Maria Cenice, presidente do Conselho Comunitário do Parque Tabapuá e ao Sr. Everardo Lima, da ong Pequeno Cotolengo, os 600 quilos de alimentos arrecadados junto aos competidores inscritos. Para confirmar inscrição na prova, os atletas doaram 2k de alimentos não perecíveis e ou uma lata de leite.

Além da participação do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno e da Dra. Maria Dias, secretária de Planejamento e Gestão da SEMA, também participaram da solenidade de encerramento da Festa Anual das Árvores 2019, no Parque Estadual Botânico, em Caucaia, Galber Veras, superintendente do Meio Ambiente da CHESF; Leonardo de Lima, Hugo Pontes, presidente do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC); Diogo Gomes, secretário de Tecnologia e Segurança Urbana de Caucaia e a gerente comercial da empresa, O Atacadão, Sra. Ermândia.

A Festa Anual das Árvores é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da SEMA. Desenvolvida em parceria com os municípios e as UCs é coordenada pela equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da SEMA. “Compostagem – Transformando resíduo orgânico em adubo” foi o tema da edição deste ano. Encerrada a solenidade, os corredores e visitantes continuaram no Parque “curtindo” as inúmeras atividades de lazer, esporte e educação ambiental do “Viva a Natureza”, projeto que acontece aos domingos pela manhã, no Botânico.