Oficina de Zoneamento e de Planejamento Estratégico do Parque Estadual Sítio Fundão

12 de março de 2019 - 16:24

Dando continuidade ao processo de elaboração do Plano de Manejo (PM) do Parque Estadual Sítio Fundão (PESF), nesta quinta-feira (14/3), será realizada a Oficina de Zoneamento e de Planejamento Estratégico (Matriz de Planejamento Estratégico) do PESF. A reunião acontece a partir das 8h30, na sede do Instituto Cultural do Cariri. “O objetivo é subsidiar o plano da unidade de conservação (UC) com a participação de todas as partes interessadas”, informa Dóris Santos, coordenadora de Biodiversidade, da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).

Segundo a coordenadora, o Parque está em processo de elaboração de seu plano, o “principal documento” norteador da gestão de uma unidade de conservação. “A construção do documento é uma prerrogativa legal, como também é, o envolvimento de atores sociais representativos”, afirma Dóris. “A participação de lideranças da comunidade, pesquisadores e profissionais de áreas afins, nas atividades irá garantir que o plano seja construído em consonância com a realidade da região, de maneira integrada e participativa, contribuindo para a conservação do Parque Estadual Sítio Fundão e de seu entorno”, encerra a coordenadora.

“É o plano que estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da área protegida e seu entorno, e por essa razão, demanda a participação de todas as partes interessadas”, explica Jorge Madson, técnico do PESF, Ademais, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o zoneamento é uma das ferramentas mais importantes do plano de manejo de uma UC. “É o zoneamento que organiza espacialmente em zonas, sob diferentes graus de proteção e regras de uso”, esclarece Madson.

O zoneamento de uma unidade de conservação deverá contemplar zonas com diferentes níveis de restrições e usos, adequadas às peculiaridades e à sua categoria específica. Para cada uma das zonas deverão ser apresentados os seguintes aspectos: critérios orientadores, definição, objetivos, geral e específicos, e descrição aproximada dos seus limites e normas gerais de manejo (atividades permitidas, percentual de ocupação do solo, restrições e recomendações). A possibilidade de exploração turística de cada uma das zonas delimitadas deverá ser detalhada neste momento.

Confira a programação da Oficina: