SEMA capacita militares do BPMA sobre regulamento do Parque do Cocó

8 de março de 2019 - 16:39

O Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó ficou pequeno para o número de participantes da capacitação “Regimento do Parque Estadual do Cocó”, ministrada na manhã de hoje (8/3), naquele espaço que fica no coração da unidade de conservação (UC). Direcionado aos militares integrantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o treinamento contou com a presença de Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Ao abrir o encontro, ele lembrou que “ainda” existem pessoas que “gostam” de infringir normas do parque. “Por isso é importante que a tropa incorpore o regulamento do Cocó”, disse.

A bióloga Cecília Licarião, coordenadora de educação ambiental da UC, ministrou o mini curso e de acordo com Paulo Lira, gestor do parque, ela foi muito “efetiva e esclarecedora”. Segundo Lira, o “aproveitamento foi excelente e mesmo já sendo conhecedor da área”, ele aprendeu muito. “O meu aproveitamento foi o melhor possível e eu aprendi e adquiri muitos e novos conhecimentos referentes ao regimento interno do Cocó e ao parque como um todo”, declarou.

Para a Tenente Luziane, da 1a Companhia do BPMA, “momentos como esse deveria acontecer todos os meses”. De acordo com a policial militar, o “treinamento é muito importante” para que o BPMA e a SEMA, “juntos”, possam “construir uma plataforma de ações” para proteger ainda mais o Parque Estadual do Cocó e a população que frequenta o local. “Saber mais sobre o regulamento interno e quais medidas devemos adotar, é de extrema importância para a atuação do BPMA na área de conservação da natureza”, afirmou.

A coordenadora de Biodiversidade da SEMA, Dóris Santos, também falou sobre a importância da capacitação para os integrantes da tropa. Segundo Dóris, eles ficarão mais “afinados” com as regras de uso do Cocó, pois conhecer o regulamento vai contribuir para maior efetividade do trabalho do BPMA. “Será muito mais fácil para a Polícia Militar Ambiental nos ajudar, como guardiões do parque”, encerra. Também participou do evento, o ex-comandante do BPMA, Ten. Cel. Mota. Na ocasião, ele recebeu uma placa da SEMA. A homenagem é uma referência e uma forma de agradecimento pelos serviços prestados, pelo militar, ao Parque Estadual do Cocó e à gestão ambiental no estado do Ceará como um todo.