Neste domingo, Projeto Viva o Parque continua no Botânico e no Cocó

7 de março de 2019 - 16:43

Cada vez mais as pessoas percebem que a diversão em Fortaleza “não se resume” somente em frequentar praias; as áreas verdes da cidade já se tornaram uma excelente e nova opção de lazer aos domingos

Domingo, dia 10 de março, acontece mais uma edição do Viva o Parque. O projeto que desde 2016 ocorre no Parque Estadual do Cocó e agora também, no Parque Estadual Botânico, em Caucaia, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), e tem como objetivo reaproximar a população cearense da natureza por meio da promoção de atividades de lazer e entretenimentos, em áreas verdes públicas. O horário é de 7h ao meio dia, já no Botânico, só começa às nove da manhã.

“A ideia é valorizar a biodiversidade que nós encontramos nas nossas unidades de conservação (UC)”, afirma o titular da SEMA, Artur Bruno. De acordo com o secretário, é “mais uma atividade movimentadora” das manhãs de domingo em Fortaleza e “agora” em Caucaia. “É um sucesso por que se compõe de uma série de atividades de entretenimento e de lazer, para todos os públicos, e o mais importante, junto à natureza”, encerra Bruno.

Para o gestor do Parque Estadual do Cocó, Paulo Lira, cada vez mais as pessoas percebem que a diversão em Fortaleza “não se resume” somente em frequentar praias. “No Cocó, é possível encontrar belas áreas verdes para celebrar a vida e para quem não gosta de praia, é uma excelente opção”, disse Lira. Ele também destaca que o projeto Viva o Parque “vai acontecer ao longo de 2019” e “quiça”, ao longo de 2020.

O grande atrativo das manhãs de domingo do Viva o Parque são as seguintes atividades: aeróbica, ioga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais, dança, música, brincadeiras infantis, jogos coletivos (corrida de saco, carimba e bandeirinhas) e passeios nas trilhas, dentre outros. Para os visitantes mais radicais, no Cocó tem o arvorismo que funciona também nas manhãs de sábado. “No Botânico não tem arvorismo, mas tem o famoso pedalinho no lago, o parquinho infantil e ainda a distribuição de mudas,” explica George Feijão, gestor do Parque Estadual Botânico.

Parque Botânico

O Parque Botânico, localizado às margens da CE-090, na confluência com a rodovia Sol Poente – CE-085, em Caucaia. São 6km de trilhas, com uma vasta diversidade de fauna e flora. Devida à sua variedade ecológica, o Parque é bastante utilizado para ações de educação ambiental por escolas, grupos e afins. Destaque também para o meliponário, orquidário, museu, xiloteca, espelho d’água, horto medicinal e banco de germoplasma e viveiro de mudas. Para agendar visitas ligue (85) 3368.9452.

Parque Estadual do Cocó

Com 1.571 hectares e uma grande variedade de ecossistemas, com trilhas e espelhos d’água, em meio a uma diversidade de flora e fauna, o Parque Estadual do Cocó, regulamentado em 2017 como unidade de conservação de proteção integral, é um dos maiores parques urbanos do mundo.

SERVIÇO

Projeto Viva o Parque (Entrada Gratuita)

Quando: Dia 10 de março de 2019 (domingo)

Onde:

Parque Estadual Botânico, em Caucaia – Contato: (85) 9 8893 3481

Hora: 9h às 12h

Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza – Contato: (85) 3234.3574

Hora: 7h às 12h