SEMA realizou várias blitze educativas e atividades de prevenção durante o carnaval

6 de março de 2019 - 14:40

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) realizou uma extensa programação entre os dias 1o a 3 de março, durante o Carnaval 2019, com o tema NO MEU BLOCO MOSQUITO NÃO ENTRA. As atividades tiveram o objetivo sensibilizar a população local, usuários, foliões e visitantes, sobre a importância das unidades de conservação (UCs) estaduais e da proteção dos recursos naturais.

O titular da SEMA, Artur Bruno, participou da blitz realizada no posto da Polícia Rodoviária CE-40, coordenada pelas técnicas Mayrla Menezes e Luzilene Sabóia. “Nosso intuito foi alertar para os principais problemas enfrentados nesse período, como a falta de água, o lixo em vias públicas, a poluição sonora e visual e a proliferação do mosquito Aedes aegypti”. As ações tiveram o apoio das equipes gestoras das UCs, do Batalhão da Polícia Militar do Meio (BPMA), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e municípios e organizações parceiras.

Foram contempladas as Unidades de Conservação do Litoral Leste, nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Rio Pacoti, Monumento Natural Falésias de Beberibe e Lagoa do Uruaú, além dos parques estaduais Botânico e Cocó, no Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara-Suja e na APA da Serra de Baturité.

Sob responsabilidade da Coordenadoria de Biodiversidade, que tem à frente a técnica Dóris Day, houve também momentos para observação de aves, caminhadas nas trilhas ecológicas e uma exposição sobre a fauna e a flora da APA da Serra de Baturité e do Refúgio da Vida Silvestre. No domingo, a festa teve espaço no Parque Estadual do Cocó e no Parque Botânico em Caucaia, onde aconteceu mais uma edição do carnaval do Projeto Viva o Parque.

Para Ulisses Rolim, coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social, da SEMA, as atividades “foram um sucesso, pois englobaram educação ambiental, sustentabilidade e proteção do meio ambiente, além do combate ao mosquito da dengue, Zika e chicungunha”. As blitze ecológicas tiveram distribuição de sacolinhas veiculares para acondicionamento de resíduos, material educativo e mudas de plantas nativas e medicinais.

Os parceiros da SEMA nesta iniciativa foram as Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Segurança, o BPMA, a Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece), a PRE, a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), o Festival Jazz e Blues de Guaramiranga, o Beach Park, Associação PorDunas, a APREMACE/Aquiraz e o Comitê Estadual de Combate ao Aedes.