Municípios do Litoral Norte comprometidos com a adesão ao Consórcio de Gestão de Resíduos Sólidos

28 de fevereiro de 2019 - 16:35

Os municípios de Chaval, Barroquinha, Granja, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Camocim e Uruoca aderiram ao Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Região Litoral Norte. A adesão aconteceu na tarde de hoje (28/2) durante reunião no auditório da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Participaram do encontro promovido pelo secretário Artur Bruno, os prefeitos e representantes dos municípios, o Deputado Estadual Romeu Aldigueri, Nicolas Fabri, da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a engenheira Maria Dias e técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da SEMA.

“Todos estão comprometidos com a adesão ao consórcio. O esforço das prefeituras representa o comprometimento das mesmas com a Política Nacional e a Estadual de Resíduos Sólidos”, disse o secretário Bruno. O Consórcio que já contava com a participação de cinco municípios, Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Marco e Morrinhos, agora contarão com mais oito, totalizando 13 municípios consorciados e mobilizados, sob a articulação da SEMA com o apoio da Aprece.

O projeto prevê a implantação de uma central municipal e de ecopontos para recolhimento do resíduo reciclável. Em dezembro último, a SEMA lançou 103 Planos de Coletas Seletivas Múltiplas, entregou 81 Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (lixões), e anunciou 11 Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.