Novo APP permitirá visita visual às Unidades de Conservação estaduais

19 de fevereiro de 2019 - 15:09

Uma reunião na manhã de hoje, no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, marcou o início de um novo tempo com relação à visitação de unidades de conservação (UCs). De acordo com o professor João Alberto Abreu, do curso de Sistema de Informação do IFCE, do Crato, ele, juntamente com o doutor em Zootecnia Gauberto Barros e a bióloga Brisa Cabral, ambos, também professores do IFCE, estão desenvolvendo o E-visitar [nome provisório]. O novo aplicativo permitirá, sob a ótica da realidade aumentada, que todo cidadão poderá visitar as UCs sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

Segundo o professor Abreu, “é um outro projeto para divulgar as áreas protegidas e também, um estímulo à visitação”. Ele procurou a SEMA para apresentar a ferramenta, pois sempre recebeu “apoio da Secretaria”, como aconteceu no caso do Ecomapss, desenvolvido também pela equipe do IFCE. O aplicativo citado armazena informações sobre a flora e outros pontos de interesse das unidades de conservação e já está implantado no Parque Estadual Sítio Fundão, Parque Estadual do Cocó e ARIE do Sítio Curió.

Ele também nos contou que a “inspiração” para a ideia veio enquanto manuseava a cartilha “Unidades de Conservação do Estado do Ceará”, material impresso produzido pela SEMA, sobre as UCs. “A partir do livro nós desenvolvemos um protótipo do APP que fará com que essas áreas ganhem vida aos olhos da pessoa que está interagindo com o aplicativo pelo celular”, explica. “Com um telefone na mão, o usuário, por meio de informações virtuais, vai poder desvendar o mundo real da natureza”, encerra. Uma equipe de seis alunos está, juntamente com os professores, trabalhando no projeto.

Ecomapss
O Ecomapss armazena informações sobre a flora e outros pontos de interesse das unidades de conservação. Cada um dos pontos mapeados recebe uma placa de identificação com um código QR. Basta o visitante baixar o aplicativo – que, depois do download na Play Store, funciona offline – e apontar o celular para o código para ter acesso a nome, origem, informações e curiosidades.