Voluntários coletam lixo no Parque do Cocó

7 de fevereiro de 2019 - 13:49

Na tarde desta quarta-feira (06/02), um grupo de voluntários, entre integrantes da equipe gestora do Cocó e convidados, puseram a mão na massa e cataram lixo no Parque Estadual. “A iniciativa faz parte da ‘Ação Lixo Zero no Cocó’ que tem como objetivo, limpar mensalmente a unidade de conservação (UC) e estimar o impacto que o lixo causa às nossas matas”, disse Cecilia Licarião, educadora ambiental, da UC.

Segundo a educadora, a ação também “visa impactar positivamente” junto aos usuários e visitantes do parque. “Acredito que por meio da educação ambiental, eles possam repensar hábitos e rever o uso de descartáveis”, explica. Apesar da importância, o rio Cocó, que se estende por 42 km, é um recurso hídrico de grande relevância e interesse ecológico para a região, mas vem sofrendo muito com a poluição.

“Facilmente visualizamos o lixo doméstico e o industrial, jogados nas águas e margens do rio, além de ouros dejetos”, encerra.

A ação contou com a participação de 14 voluntários: cinco, colaboradores da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e nove convidados. A atividade começou com uma reflexão – “O Mara de Lixo” – logo depois a turma seguiu para um ponto do mangue onde iniciaram a coleta. No encerramento da atividade, o foi pesado; foram recolhidos 38 quilos de resíduos sólidos.