Conselho Gestor do Parque Estadual do Cocó realiza primeira reunião do ano

17 de janeiro de 2019 - 15:14

“De forma participativa, o Conselho vem se reunindo mensalmente”. O colegiado auxilia e proporciona o estabelecimento de questões estratégicas relacionadas à gestão da unidade de conservação

Com a presença do titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, os membros do Conselho Consultivo Gestor do Parque Estadual do Cocó realizaram mais uma reunião, a primeira do ano. Na pauta do encontro, ocorrido na última quarta-feira (16/01), no Espaço Cine Cocó, na sede da unidade de conservação (UC), foram discutidos os seguintes assuntos: feira agroecológica, fechamento da entrada da trilha da lagoa, realização de shows no Iguatemi, a situação dos gatos, cercamento do anfiteatro e o acordo no documento do regulamento das áreas de uso intensivo do parque.

Segundo o secretário Bruno, os conselheiros definiram o cercamento da área do anfiteatro e também decidiram diminuir uma das entradas do parque, “devido questões de segurança em determinados horários”, analisaram e votaram definitivamente o regulamento de uso do parque. “O documento será publicado no Diário Oficial”, afirmou Bruno. O documento consiste nas normas que devem orientar o uso da área e o manejo dos seus recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da UC. A reunião terminou sem consenso quanto a possibilidade de realização de uma feira agroecológica, toda sexta, na área de proteção integral.

“O conselho, de forma muito participativa, vem se reunindo mensalmente. É uma experiência muito importante para que a gestão do Parque Estadual do Cocó seja cada vez mais transparente e participativa”, encerra. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), o Conselho é o órgão permanente, de função deliberativa, consultiva, normativa ou fiscalizadora de um parque, e de natureza colegiada com a missão de propiciar uma visita de qualidade aos usuários, valorizar o patrimônio da UC e melhoria do sistema de atendimento aos seus frequentadores.