VetMóvel realiza atendimentos na Área Adahil Barreto do Parque do Cocó

8 de janeiro de 2019 - 16:43

Está acontecendo a terceira edição do VetMóvel, na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. As atividades gratuitas de consulta veterinária, vacinação antirrábica e exame para diagnóstico do Calazar e castração, entre outras, começaram na nesta segunda-feira (07) e seguem até o próximo dia 11 ( sexta-feira), de 7 às 11h e de 13 às 17h. Segundo Paulo Lira, gestor do Parque, o alvo são gatos e cachorros dos bairros do entorno do Adahil e adjacências, da Aerolândia, Dionízio Torres, Lagamar e do próprio Cocó

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e Prefeitura de Fortaleza, por meio da gestão do Parque e da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa). “A primeira foi em junho, na pré inauguração do Adahil, a segunda no início de dezembro e agora, estamos aqui mais uma vez para atender demandas da população com relação aos cuidados com cães e gatos”, destaca Lira. A Coepa é vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

As castrações são disponibilizadas exclusivamente aos animais de tutores de baixa renda e aqueles oriundos de ONGs e protetores independentes, sendo obrigatória a apresentação do NIS, RG, CPF e comprovante de endereço dos tutores para a realização do serviço e precisam ser agendadas pelo número (85) 3272-3356 ou presencialmente na SCSP, localizada na Avenida Pontes Vieira, 2391. “Os gatos em condição de abandono nas áreas do Parque Estadual poderão passar por consultas e serem castrados sem o agendamento prévio”, esclarece Paulo Lira. “Em média, deveremos castrar cerca de uns 60 gatos do Cocó, do Polo de Lazer Raul Barbosa, da Aerolândia”, encerra.

Sobre o VetMóvel

Atuam no VetMóvel médicos veterinários, sendo um clínico geral, um anestesista e dois cirurgiões. O equipamento oferece ainda, gratuitamente, registro geral animal e distribuição de material educativo com informações sobre bem-estar animal e guarda responsável. A iniciativa faz parte do plano de ações programadas pela Prefeitura de Fortaleza com o objetivo de “conscientizar a população da Cidade e envolvê-la no combate aos maus tratos, cuidados e abandono de animais”.

Sobre a Área Adahil Barreto

A Área Adahil Barreto é parte integrante da Unidade de Conservação Integral do Parque Estadual do Cocó. A gestão operacional da Área, inaugurada dia 3 de julho de 2018 é do Governo do Estado por meio da SEMA. O espaço de 10ha conta com uma via interna, quadras poliesportivas, cisternas, gramado com sistema de irrigação, parques infantis, academia de ginástica, área para caminhadas e corridas, campo de futebol, além de um olho d’água que permite a contemplação de peixes.