Um domingo de diversão com o Papai Noel no Viva o Parque

21 de dezembro de 2018 - 14:01

Realização do Governo do Estado, por meio da SEMA, a iniciativa reúne vários serviços e ações de entretenimento, com atividades gratuitas para adultos e crianças

No domingo (23), Papai Noel movimentou os parques estaduais do Cocó e Botânico. Na antevéspera de Natal, o bom velhinho foi uma atração a mais do Projeto Viva o Parque, que agora acontece no Botânico, também. “A iniciativa que movimenta desde 2016 o Parque do Cocó e já considerada referencia entre as atividades de lazer e práticas esportivas nas manhãs de domingo, de 8h ao meio dia, na maior área verde da Capital, também está movimentando o Parque Botânico, em Caucaia”, afirma Doris Santos, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

Segundo Doris, Papai Noel recebeu os visitantes em meio a exuberante natureza do Botânico. “Teve muita alegria, diversão, esportes e educação ambiental”, disse. Além do tradicional pedalinho no lago e do parquinho infantil, os pequenos curtiram a escalada fixa, o pula-pula, as atividades de pintação de rostos e muitas brincadeiras mais. “Os adultos também vão ter vez com a massoterapia, zumba, trilhas guiadas, visitas ao orquidário, ao meliponário e ao Museu do Meio Ambiente e distribuição de mudas nativas”, encerra a gestora.

No Cocó, a diversão também tomou conta dos frequentadores. Entre as tantas opções de lazer do Viva o Parque, o visitante pôde praticar yoga, tai chi chuan, biodança, zumba e até dança de salão. “Um domingo divertido e muito relaxante”, destaca Paulo Lira, gestor do Parque”. Para um público mais radical, o arvorismo foi a grande opção. “São dez estações dedicadas à prática esportiva e já considerada uma das principais atrações nas manhãs de domingo, além do slackline, trilha interpretativa, oficinas de plantio de árvores e muro de escalada.”

Projeto Viva o Parque

O Viva o Parque é uma realização do Governo do Ceará, por meio da SEMA. Aberto à toda população, o projeto foi desenvolvido para oferecer à população cearense, a oportunidade de reaproximar-se da natureza ao reunir vários serviços e ações de entretenimento, com atividades gratuitas para adultos e crianças, dentro de uma unidade de conservação.

Parque Estadual do Cocó

O Cocó já é considerado a maior herança ecológica para as gerações futuras de Fortaleza. A área de 1.571ha foi regulamentada dia 4 de junho de 2017, pelo governador Camilo Santana e é um dos maiores parques urbanos do mundo. Inserido em uma grande mancha urbana, a imensa área verde apresenta uma grande variedade de ecossistemas, trilhas e espelhos d’água, em meio a uma exuberante biodiversidade.

Parque Estadual Botânico

O Parque Botânico possui uma área de 190 hectares, fica na CE 090, a rodovia que segue em direção às praias de Iparana e Icaraí, a 15 km de Fortaleza. Localizado no município de Caucaia, a unidade de conservação é o habitat para diversas espécies nativas da flora e da fauna da Região Nordeste. Possui também, orquidário, meliponário, horto de plantas medicinais e biblioteca.