Governo do Estado oficializa programa Selo Escola Sustentável

17 de dezembro de 2018 - 11:55

Para o titular da Secretaria do Meio Ambiente, a iniciativa vai contribuir para o “surgimento de uma nova geração de ambientalistas”. Lançamento aconteceu durante o Ceará Científico 2018.

Lançado o Selo Escola Sustentável. O programa do Governo do Estado, iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), juntamente com a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), foi lançado no último dia 14, durante o Ceará Científico 2018, no espaço de eventos do RioMar Fortaleza. Participaram do lançamento, os secretários Artur Bruno, da SEMA e Rogers Mendes, da SEDUC. “O selo premiará as escolas que se destacarem na promoção de iniciativas voltadas para sustentabilidade”, afirmou Bruno, na ocasião.

“As escolas públicas estaduais que atinjam a pontuação mínima na classificação de projetos e ações em educação ambiental baseados nos quatro eixos: Currículo, Gestão Ambiental Escolar, Espaço Físico e Educomunicação Socioambiental, serão contempladas com a certificação”, disse o titular da SEMA, destacando a importância de “convencer” os secretários de Educação e de Meio Ambiente dos municípios a adotarem o programa. “ Assim, vamos contribuir para o surgimento de uma nova geração de ambientalistas no Ceará”, encerra.

Para Rogers, da SEDUC, o Ceará Científico e o Selo Escola Sustentável, são “ iniciativas pertinentes e o momento era “oportuno” por naquele momento levar o tema ao conhecimento dos estudantes e professores.. “Esse também é o melhor momento para fazer o lançamento do selo. Estamos dando um estímulo para que as escolas possam, além da pesquisa, fazer experimentos. Espero que nas próximas edições do Ceará Científico estejamos também premiando as escolas por terem desenvolvido ações ambientalmente sustentáveis”.

Selo Escola Sustentável

O objetivo da certificação é “fomentar a consciência em relação ao uso racional dos recursos públicos e dos recursos naturais, de forma a engajar, durante o ano letivo, todos que fazem a escola, às ações desenvolvidas para reduzir impactos ambientais e que demonstrem responsabilidade com o bem-estar das pessoas e com a melhoria da qualidade de vida na comunidade escolar”.

Sobre o Ceará Científico

Ceará Científico é uma ação empreendida pelo Governo do Estado, conduzida e desenvolvida por estudantes das escolas públicas e que acontece anualmente para estimular a investigação e a busca do conhecimento, de forma cotidiana e integrada, com todas as partes interessadas da comunidade escolar.

Tarcilia Rego