SEMA participa de roda conversa sobre sustentabilidade e ODS, em Icapuí

14 de dezembro de 2018 - 11:56

“Desenvolvimento Sustentável: que conversa é essa?”, foi o mote do encontro promovido pela Fundação Brasil Cidadão, na manhã do último sábado (8/12), na Estação Ambiental Mangue Pequeno, na Praia da Requenguela, em Icapuí. O facilitador da conversa foi o economista José Eli da Veiga. Ele atendeu convite da Fundação Brasil Cidadão, que está à frente do projeto “De Olho na Água”, naquele município. A integrante da equipe de comunicação da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Tarcilia Rego, participou da roda, representando o secretário Artur Bruno.

Professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Veiga foi um dos primeiros economistas do país a incorporar o tema desenvolvimento sustentável à práxis acadêmica. “Durante a conversa”, nos conta Tarcilia, o ilustre convidado esclareceu que desenvolvimento sustentável “não é conceito”, mas algo que pode ser visto como um valor. “Para Eli da Veiga, sustentabilidade, ‘na verdade virou um valor novo’. No entanto, ele alertou para o primeiro e para o segundo grande risco à sustentabilidade: a probabilidade do uso de armas nucleares e as mudanças climáticas, respectivamente”, explica Tarcilia.

O público presente, formado por jornalistas, ambientalistas, representantes das comunidades caiçaras, sociedade civil, intelectuais e autoridades, foi agraciado com uma esclarecedora conversa sobre desenvolvimento e sustentabilidade, e colocou no centro da mesma o histórico do tema e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Trata-se da Agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, ou seja, um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, de acordo com a ONU”, encerra.

Icapuí

Impactado por sérios problemas relacionados aos recursos hídricos, o município de Icapuí, sofre por contar apenas com água subterrânea; sofre com a falta de saneamento, com o solo arenoso e com a pressão sobre os lençóis freáticos. Neste contexto, a Fundação Brasil Cidadão (www.brasilcidadao.org.br) tem forte atuação local por meio do projeto “De Olho na Água”. Patrocinado pela Petrobras, a iniciativa tem como objetivo, “promover conhecimento social e tecnológico com atividades econômicas de baixo impacto, produzir conhecimento e alternativas sustentáveis”, disse o presidente da Brasil Cidadão, João Bosco Carbogim.

Icapuí, que fica a 200 km de Fortaleza, é um dos municípios contemplados para receber apoio do Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm), empreendido pela SEMA. A ação visa “estimular o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, zelando pela utilização racional e sustentada dos recursos naturais, com geração de oportunidades por meio de serviços ecossistêmicos”.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

As Nações Unidas definiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável global. ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Conheça os 17 ODS em: https://nacoesunidas.org.