Planos de Resíduos Sólidos: “até final de 2019, todos os municípios terão os seus”, informa Bruno

13 de dezembro de 2018 - 09:00

Nesta quarta-feira (12/12), às 14h30, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa, o governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), lançou 103 Planos de Coletas Seletivas Múltiplas, entregou 81 de Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (lixões), e 11 Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A SEMA dirigiu a mesa, composta pelo titular, Artur Bruno, além dos secretários adjunto, Fernando Bezerra, e executiva, Maria Dias. Além deles, Elano Damasceno, da Associação dos Gestores Ambientais (Agace); Nicolas Fabri, da Associação dos Municípios (Aprece); e prefeito de Ipueiras, Raimundo Melo Sampaio, representou os dirigentes municipais.

Compuseram também a mesa, três técnicos, que fizeram exposições sobre o trabalho realizado. Tarcísio Pinto, da I&T Gestão de Resíduos, falou sobre Coleta Seletivas Múltiplas no Estado do Ceará. Rossana Barros, da Gaia Engenharia Ambiental, abordou a questão dos  Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Vivian Sanches, do Bureau Projetos Consultoria, explicou a concepção dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas de 81 Lixões no Estado do Ceará (bacias do Acaraú, Salgado e  Metropolitana).

Na fala de abertura, Bruno lembrou que em 2016 foi aprovada a Política e o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. “O governador Camilo Santana me deu a missão de atacar o problema dos lixões e só há saída para os resíduos sólidos através de consórcios, de forma a atingir todas as 14 regionais do Ceará. Até o final do ano que vem, todos os municípios do estado terão seus planos de coletas seletivas múltiplas”, anunciou. Os Planos são instrumentos para cumprimento da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e foram elaborados em parceria com a Agace e a Aprece.

O modelo tecnológico utilizado permite implementação de uma coleta seletiva de forma integrada e consorciada, o que reduz custos para os municípios e pode gerar resultados a curto prazo, garantindo, entre outras coisas, a participação dos catadores. A redução dos lixões vai impactar positivamente na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Entre os objetivos, a não geração de resíduos, bem como sua redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição ambientalmente adequada dos rejeitos.