Dia 10 recomeçam as oficinas de planos de manejo para as UCs estaduais

7 de dezembro de 2018 - 19:29

Exigência da legislação, o planejamento de estratégias e ações de manejo são necessários para a implementação e gestão mais efetiva das áreas protegidas

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (SETUR) e da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), dando continuidade a elaboração, revisão e atualização de planos de manejo, elaboração de planos de uso público e recategorização das unidades de conservação (UCs), retomam as atividades do DRP – Diagnóstico Rápido Participativo e da OPP – Oficina de Planejamento Participativo. Os trabalhos começam na próxima segunda-feira (10/12), na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Baturité.

Segundo Doris Santos, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA, o calendário é extenso. “Serão muitas as oficinas”, informa. “Dia 11 de dezembro será no Lagamar de Cauípe, dia 13, acontece nas Falésias de Beberibe e APA Lagoa do Uraú e dia 14 na APA Rio Pacoti”, detalha Doris. Os trabalhos estão programados para acontecer nas unidades, na seguinte ordem: das oito às nove horas, recepção dos participantes, credenciamento e um café da manhã. Das nove ao meio dia, abertura e oficina DRP. O almoço está previsto para o horário de meio dia às 13h e a OPP e o encerramento será das 14h às 17 horas.

Executados pelo consórcio IBERGEO/QUANTA/HIDRIA, os trabalhos têm a finalidade de esclarecer as comunidades e ao mesmo tempo ,coletar subsídios, resultando em uma ação conjunta para a construção do diagnóstico e do planejamento das UCs. “Exigência do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), somente por meio dos planos, será possível avançar para a definição de estratégias e ações de manejo, necessárias para a implementação de uma gestão mais efetiva das áreas protegidas, administradas pelo governo do Estado”, encerra Doris.

CONFIRA AS OFICINAS DRP E OPP:

APA Serra de Baturité

Data: 10 de dezembro de 2018

Hora: de 8h às 17h

IFCE/Hotel Escola Guaramiranga

Rua Coronel Francisco Matos Brito, 203, Guaramiranga.

APA do Lagamar de Cauípe

Data: 11 de dezembro de 2018

Hora: De 8h às 17h11 de dezembro

Local: Sede da Estação Ecológica do Pecém, na Av. Beatriz Braga, Rodovia CE 421, KM 58, São Gonçalo do Amarante.

Falésias de Beberibe e APA Lagoa do Uru

Data: 13 de dezembro de 2018

Horário: De 8h às 17h

Local: Prédio dos Servidores Públicos de Beberibe.

APA Rio Pacoti

Data: 14 de dezembro de 2018

Hora: de 8h às 17h

Local: Casa do Saber Justiniano de Serpa – Rua Francisco Câmara, 332, Centro – Aquiraz / CE (Em frente à Praça das Flores).