SEMA apresenta resultados de fiscalização integrada de comércio e uso de agrotóxicos na Ibiapaba nesta sexta, 15h

6 de dezembro de 2018 - 09:56

O Grupo de Fiscalização Integrada de Comércio e Uso de Agrotóxico, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, realizou mais uma ação, no período de 26 a 30 de novembro, desta vez, na região da Ibiapaba. Foram visitados seis municípios: Tianguá, Viçosa, Ubajara, Ibiapina, Guaraciaba e Croatá e uma denúncia no município de Carnaubal. As equipes envolvidas na fiscalização do campo contaram com a apoio de uma viatura do BPMA. Os resultados da operação serão revelados em coletiva a ser realizada nesta sexta-feira (7/12), às 15h, na sede da SEMA (Av. Pontes Vieira, 2666).

Essa já é a 3ª vez que o GT Interinstitucional retorna à região da Ibiapaba. Foram três equipes, uma na fiscalizando o comércio e duas as propriedades rurais. “Este trabalho vem ocorrendo desde 2013 e tem como objetivo potencializar a atuação do Poder Público para inibir a utilização e a comercialização, inadequadas, de agrotóxicos. Hoje, representa um importante instrumento para o disciplinamento da utilização e comércio de produtos agrotóxicos, no nosso Estado”, disse o secretário Artur Bruno, da SEMA.

As propriedades rurais, em sua maioria, produzem tomate, pimentão, maracujá, banana, limão, abacate e citros, além de flores. No campo, as irregularidades referem-se principalmente ao armazenamento inadequado de produtos agrotóxicos, reutilização de embalagens, produtos vencidos e destinação inadequada de embalagens. Os estabelecimentos comerciais e propriedades estavam cometendo irregularidades no comércio, uso, armazenamento, destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos, além de venda irregular de produtos e ausência de receituário agronômico.

O trabalho é desenvolvido pela SEMA, em parceria com: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará – CREA, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Adagri, Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace, Batalhão de Policiamento Militar Ambiental – BPMA, Instituto Brasileiro de meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Secretaria da Fazenda do Estado – Sefaz, e Ministério Público Estadual – MPCE.

SERVIÇO

Apresentação dos resultados da Ação de Fiscalização Integrada de Comércio e Uso de Agrotóxico do Ceará – Região da Ibiapaba

Quando: 7 de dezembro de 2018 (sexta-feira)

Hora: a partir de 15h.