Acordo de Cooperação entre SEMA E UNILAB é tratado em reunião

5 de dezembro de 2018 - 14:13

Em encontro realizado na manhã de hoje (5/12) no gabinete executivo da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), foi discutido o Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a SEMA. Além do titular Artur Bruno, participaram da reunião pela Secretaria, Doris Santos e Flávio Vasconcelos, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), e pela Unilab, o PróReitor, Max César de Araújo e o professor Luís Gustavo da Silva, do Instituto de Desenvolvimento Rural, do Curso Agronomia.

O encontro teve como objetivo discutir e fortalecer o andamento de projetos pertinentes ao Acordo e a possibilidade de novas parcerias englobando os três equipamentos da SEMA instalados na APA da Serra de Baturité: Sítio Batalha, Sítio Cocão e a Sede Pacoti. Na ocasião, Bruno, sugeriu a criação de um sistema florestal que disponibilize, para a população, informações sobre unidades de produção de mudas [viveiros] existentes no Estado.

“O termo é uma forma de estabelecer um sistema de cooperação interinstitucional, por meio de ações integradas entre a academia e o setor público, sobretudo quanto a projetos de extensão rural, pesquisa e educação ambiental” explicou o secretário aos representantes da universidade, que destacaram a importância da parceria, “sobretudo na região do Maciço de Baturité, onde encontra-se instalada a universidade”.

Segundo o professor Gustavo da Silva, o que motivou buscar a reunião de hoje, “foi definir parcerias entre a Unilab e a Secretaria Estadual quanto à produção e manutenção de espécies nativas por meio da Unidade de Produção de Mudas Aurora (UPMA), no Campus Auroras, em Redenção, Ceará”. A localidade conta com uma unidade de produção de mudas que faz parte do projeto do governo estadual de florestamento e reflorestamento da bacia do Rio Pacoti. O projeto prever o plantio der 30 mil árvores.