Técnico da SEMA capacita multiplicadores em educação ambiental

3 de dezembro de 2018 - 08:52

Ministrado em Palhano, os cursistas apresentaram os resultados de dois projetos executados por eles, no município

A segunda etapa do curso Multiplicadores em Educação Ambiental foi realizada no município de Palhano. Ministrada pelo técnico da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Genario Azevedo, no último dia 29 de novembro, no Centro Multifuncional de Feiras e Eventos e Câmara Municipal. Segundo o facilitador Genaro, “ o objetivo do curso é capacitar agentes multiplicadores quanto à proteção ambiental, tornando-os capazes de disseminar a educação ambiental nas suas áreas de atuação e influência”. A carga horária da capacitação é de 60 horas, metade presencial e metade semipresencial.

Na oportunidade, os cursistas apresentaram os resultados dos dois projetos executados no município: “Horta na Escola: Uma intervenção Socioeducativa no Plantio de Alimentos Orgânicos”, implementado na Creche Maria de Fátima, e “Implantação de Banco de Semente de Espécies da Caatinga”, este tem como finalidade fornecer sementes para a implantação de viveiros de mudas comunitários.

Ainda de acordo com Genaro, dos participantes do curso, vinte receberam certificados, incluindo professores da rede pública municipal de educação, estudantes universitários, representantes de associação de moradores, além de técnicos municipais. “Na primeira etapa foram abordados temas da Educação Ambiental tais como: Sistemas de Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Unidades de Conservação, Agrotóxicos, Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, Agroecologia, além da discussão dos Planos de Ação, que foram executados pelos alunos.”