Estado do Ceará avança na gestão de unidades de conservação

26 de novembro de 2018 - 09:58

Com o intuito de estabelecer uma gestão estratégica das unidades de conservação (UCs) o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo e da Secretaria de Meio Ambiente está realizando a elaboração, revisão e atualização de planos de manejo, elaboração de planos de uso público e recategorização UCs do Estado. As oficinas para realização dos trabalhos acontecem nos polos Litoral Leste, Ibiapaba e Maciço de Baturité.

Executados pelo consórcio IBERGEO/QUANTA/HIDRIA, os trabalhos têm a finalidade de esclarecer as comunidades e ao mesmo tempo coletar subsídios resultando assim, em uma ação conjunta para a construção do diagnóstico e do planejamento das UCs. “Estão programadas a realização de oficinas de trabalho, diagnóstico rápido participativo (DRP) e oficina de planejamento participativo (OPP), em todo o decorrer do processo”, disse Doris Santos, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

As oficinas ocorrerão nos dias 26, 27 e 28 de novembro, respectivamente, nas seguintes localidades: Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Ipu; Parque Estadual das Carnaúbas, Parque Botânico e APA do Estuário do Rio Ceará. “Das oito às nove horas, acontece a recepção dos participantes, o credenciamento e café da manhã. Das nove ao meio dia, abertura e Oficina de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP). O almoço está previsto para o horário de meio dia às 13h e a Oficina de Planejamento Participativo (OPP) e o encerramento acontece  das 14h às 17h”, explica.

Segundo a coordenadora, os planos, exigência do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), “são necessários, assim como a participação social, na construção dos mesmos”. Para Doris, participar é muito importante. “Por meio dos planos, será possível avançar para a definição de estratégias e ações de manejo, necessárias para a implementação de uma gestão mais efetiva das UCs administradas pelo governo do Estado. Esperamos contar com significativa presença da sociedade na realização dos trabalhos”, encerra.

SERVIÇO

Agenda das Oficinas DRP e OPP

  • Área de Proteção Ambiental da Bacia do Ipu

Data: 26 de novembro de 2018

Hora: De 8h às 17h

Local: Av. Manoel Assis, 1839 – Pereiros, Buffet Luar do Ipu – Ipu / CE

  • Parque Estadual das Carnaúbas

Data: 27 de novembro de 2018

Hora: De 8h às 17h

Local: Salão Paroquial de distrito de Timonha – Granja / CE

  • Parque Botânico e Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará

Data: 28 de novembro de 2018

Horário: De 8h às 17h

Local: Auditório do Parque Estadual Botânico do Ceará – Caucaia / CE.