Boa notícia: tem raposa no Parque Estadual do Cocó

14 de novembro de 2018 - 09:43

Na manhã desta terça-feira (13), foi registrada a presença da espécie Cerdocyon thous, na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. O registro do animal mamífero, da família dos canídeos, também popularmente conhecido como raposa-da-caatinga ou cachorro-do-mato, dentre outros, é do funcionário Edson Viana, responsável pela manutenção da unidade de conservação (UC).

Segundo o Instituto Chico exMendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie possui “ampla distribuição geográfica em todos os biomas do Brasil e em uma ampla variedade de habitats, com preferência por ambientes mais abertos e matas pouco densas, sendo aparentemente tolerante a perturbações antrópicas, porém não à urbanização”.

A espécie, que não aparece em nenhuma das listas estaduais brasileiras de animais ameaçados de extinção, tem hábito noturno, mas pode sair da toca durante o dia. Mede cerca de 60 centímetros, pesa quatro quilos e possui cauda com 30 centímetros de comprimento. E tem a nobre função de dispersar sementes de plantas nativas, contribuindo para manutenção da flora nativa e recuperação de áreas degradadas. Alimenta-se de frutos, insetos, crustáceos, pequenos mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

Boa notícia

Não precisa ter medo. É comum encontrar raposas, guaxinins, lagartos, cobras, jiboias, muitas aves e pássaros, ao caminhar pelas trilhas de uma UC. “O que é uma boa notícia e significa que o Parque Estadual do Cocó é uma área preservada e que apresenta condições naturais de organização e equilíbrio”. A afirmação é do titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno.

“ O Cocó é muito mais do que um espaço arborizado, é um ambiente natural, um grande fragmento de floresta, refúgio para diversas espécies, pois apresenta condições bióticas e abióticas para garantir a existência de fauna”, encerra Bruno. O Governo do Estado Ceará, por meio da SEMA, é responsável pela gestão do Parque Estadual do Cocó.

Confira o vídeo

Sobre a Área Adahil Barreto

A Área Adahil Barreto foi integrada ao Parque Estadual do Cocó, dia 3 de julho de 2018. O espaço de 10ha recebeu intervenções por meio de um projeto que contemplou a construção de uma via interna, quadras poliesportivas, cisternas, gramado com sistema de irrigação e novos espaços de lazer e diversão.