Começam os estudos para criação da Unidade de Conservação Fazenda Raposa

25 de outubro de 2018 - 15:21

Dia 24 de outubro, no Centro de Ciências Agrárias, na Universidade Federal do Ceará (UFC), houve reunião com o grupo de trabalho constituído por técnicos da SEMA, UFC e IBAMA, com o objetivo de realizar os Estudos Técnicos que subsidiarão o processo de criação de Unidade de Conservação (UC) na Fazenda Raposa, em Maracanaú-CE.

Em março/2018, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre SEMA e UFC com o objetivo entre outros de subsidiar a criação e regularização de uma UC na Fazenda Raposa. Participaram da reunião o técnico Miller Holanda (IBAMA), o prof. Francisco Carlos Barbosa, o técnico Alípio de Oliveira, o prof. visitante Waldir Mantovani, o aluno do curso de Economia Ecológica Thiago Parente e o gerente da Fazenda, prof. Marcos Esmeraldo. Da Sema, a orientadora Andréa Moreira e o técnico Renan Guerra.

Na ocasião, foi apresentado o Plano de Trabalho e cronograma das atividades relativas ao processo de criação voltado às etapas de elaboração de Estudos Técnicos (meio físico, biótico e socieconômico), além da Consulta Pública.

Entre os encaminhamentos, ficou a formalização do GTT, por meio de Portaria Conjunta da SEMA/UFC/IBAMA e a vistoria técnica agendada para 07/11.