As oficinas de A3P começam neste mês levando soluções ambientalmente corretas para os municípios

20 de abril de 2018 - 13:31

A primeira etapa será na Região do Cariri. No dia 26, na Região Centro Sul em Iguatu; Ao todo, serão convidados para participar, representantes de 42 municípios

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), promove a partir deste mês, oficinas de A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) em todas as regiões de planejamento do estado do Ceará. A ação e vai abranger os 184 municípios e objetiva fortalecer a Gestão Ambiental nos municípios.

Segundo o gestor ambiental, Milton Alves de Oliveira, da Coeas, a primeira etapa compreenderá a Região do Cariri. Aí, serão duas oficinas, uma dia 24 em Brejo Santo e a outra, dia 25, em Várzea Alegre e no dia 26, será a vez da Região Centro Sul no município de Iguatu. “Ao todo, serão convidados a participar das oficinas, representantes de 42 municípios com um público de aproximadamente 30 pessoas em cada uma”, explica.

“Após a realização dos Seminários de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais (GEAC 2018), por parte da SEMA e parceiros, com o objetivo de fortalecimento da gestão ambiental a nível local, a proposta das oficinas será a de subsidiar as prefeituras no processo de implantação das agendas ambientais nos municípios, tendo como ferramenta de implementação a A3P.”

Sobre a A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública ou A3P tem por objetivo estimular os gestores públicos federais, estaduais e municipais a incorporar princípios e critérios de sustentabilidade em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.