Conselho da APA do Estuário do Rio Mundaú se reúne em Trairi

14 de março de 2018 - 14:10

Conselheiros da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Mundaú reuniram-se no último dia 9, no Dunas Hotel Mundaú, para a elaboração do Plano de Ação dos Conselhos Gestores para o ano de 2018. Também discutiram a definição do calendário das reuniões do ano em curso e a recondução dos atuais conselheiros – biênio 2018/2019.

A gestora da APA, Ana Michelle, representando a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), coordenou os trabalhos. Ela direcionou os membros do conselho a desenvolverem os seguintes eixos: educação ambiental, pesca predatória, turismo sustentável e poluição, balneabilidade e saneamento.

Ela informou ainda sobre o projeto “Estuários do Rio Curu e Mundaú: Pesca e Impactos Ambientais”, ressaltando sobre a problemática dos barcos encalhados as margens do rio mundaú, “que causam o assoreamento, aumento e acúmulo de água que contribui para o agravamento de focos do mosquito Aedes Aegypti”.

Participaram do encontro, representantes da SEMA, da Associação Ambiental e Cultural do Mundaú, Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e Secretaria de Infra-estrutura de Trairi, Associação dos Moradores de Mundaú, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Instituto do Meio Ambiente do Município de Itapipoca, Colônia de Pescadores de Mundaú – Z-4, Conselho Indígena Tremembé de Itapipoca e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Festa das Árvores

Dentre os encaminhamentos da reunião ficou definido que a Festa Anual da Árvore será realizada dia 23 de março às 9 da manhã, com a arborização de praças e avenidas do município de Trairi/Mundaú e plantio simbólico de mudas nativas nas escolas municipais e comunidades .

Sobre Conselho Gestor

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), toda unidade de conservação (UC) deve ter um conselho gestor, que tem como função auxiliar o chefe da UC na sua gestão, e integrá-la à população e às ações realizadas em seu entorno. Dentre as competências de um conselho está: acompanhar a elaboração, implementação e revisão do plano de manejo a avaliação do orçamento da unidade de conservação.