Secretário Artur Bruno participa de mais um encontro do GEAC 2018
8 de março de 2018 - 11:25
Encerra a terceira etapa do I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais. Os participantes e representantes de 15 municípios foram recepcionados pelo prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena
Hoje, o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, está participando de mais um encontro do GEAC 2018 – I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais, desta vez em Limoeiro do Norte. O prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena e o secretário Bruno abriram o evento que acontece no auditório do Hotel Bezerra e conta com a participação de prefeitos e gestores da área ambiental de 15 municípios do Médio Jaguaribe.
“O GEAC é um bom exemplo de gestão compartilhada”, disse o executivo da SEMA. “O objetivo do encontro é fortalecer o sistema municipal do meio ambiente, fortalecer o órgão gestor de cada município cearense e também fortalecer as políticas que estão sendo desenvolvidas em parceria com o governo do estado.”
O seminário de caráter tripartite é uma realização do Governo do Estado do Ceará, através da SEMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), com o apoio do Ministério Público (MP).
Temas
Os representantes dessas instituições foram os palestrantes do período da manhã e trataram de temas relevantes e interesse dos gestores locais: desafios da gestão ambiental no âmbito dos municípios, formação de Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), criação de fundo para o meio ambiente e responsabilidade municipal na gestão ambiental.
No período da tarde será a vez dos técnicos da SEMA. Na pauta, o Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambiente (IQM), o Programa Selo Município Verde, a Certificação Praia Limpa e Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm). O município de Morada Nova recebeu o Selo Município Verde.