APA do Rio Pacoti realiza a 14a Reunião do Conselho Gestor
2 de março de 2018 - 07:20
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da gestora da APA do Rio Pacoti, Luzilene Saboia e do gestor ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), Milton Alves, conduziu a 14ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA do Rio Pacoti no Centro de Estudos em Aquicultura Costeira ( CEAC/LABOMAR/UFC). Na pauta do encontro que ocorreu no último dia 28, a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e o Plano de Ação da APA para 2018.
Sobre a A3P, inicialmente foi feito uma leitura da dependência do ser humano em relação ao meio ambiente e este como o maior problema ambiental na sociedade moderna. Dando prosseguimento, o técnico reforçou o significado de uma agenda, perpassando pelo compromisso/responsabilidade e numa breve explanação apresentou a AA3P, programa do governo federal que no estado do Ceará é coordenado pela Sema.
A gestora da APA, Luzilene Saboia informou aos membros do Conselho Gestor e convidados, a formação de Grupo de Trabalho (GT) interinstitucional para tratar do tráfego de veículos nas dunas e estuário da unidade de conservação (UC) em questão, considerado um grande e necessário desafio a ser enfrentado pela gestão da APA. Os participantes também discutiram vários problemas relacionados ao rio Pacoti, entres eles, o assoreamento e as construções em área de APP. Durante a reunião ficou definido que o I Seminário de Capacitação do Conselho Gestor da APA será em abril.
Participação
Participaram da reunião, representantes da Secretaria de Educação de Aquiraz, da Secretaria de Educação de Eusébio, do ICMBio – RESEC Batoque, da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano de Eusébio (Amma), do Labomar, do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Ceará, da Associação Porto das Dunas, da Colônia de Pescadores de Aquiraz Z-28, da Apremace, Uece, Câmara de Vereadores de Aquiraz, liderança comunitária da Mangabeira, da Escola Estadual Manuel e funcionários do CEAC/LABOMAR, totalizando 27 participantes.