Grupo de Trabalho debate criação do Refúgio Vida Silvestre Periquito Cara-Suja

21 de fevereiro de 2018 - 10:23

A Secreteria do Meio Ambiente, por meio da equipe Cedib/SEMA composta por Andrea Moreira, Henrique Nascimento, Valéria Gondim, Gleydson Ramos e Eduardo Macedo, realizou na última terça-feira (20), a 1ª Reunião do Grupo de Trabalho Técnico com representantes da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – Aquasis, o biólogo Fábio Nunes, Universidade Regional do Cariri – URCA, o Professor Edmar Silva, bem como a gestora da APA de Baturité, Patrícia Jacaúna. Em pauta, a criação do Refúgio Vida Silvestre Periquito Cara-Suja, no município de Guaramiranga.

A criação da UC deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública, quando a população local pode participar da identificação dos limites, localização e dimensão mais adequadas para a Unidade de Conservação. Os instrumentos legais que normatizam o processo de criação são a Lei Federal nº 9.985/2000 (SNUC), o Decreto Federal nº 4.340/2002 (regulamenta o SNUC) e no Estado do Ceará a Instrução Normativa 01/2014.

A categoria de UC Refúgio da Vida Silvestre é do grupo de Proteção Integral, podendo ser ser constituído por áreas particulares, criada com o objetivo de assegurar condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna.

O periquito cara-suja((Pyrrhura griseipectus) é uma espécie criticamente ameaçada de extinção. Sua principal área de ocorrência é na APA da Serra de Baturité.