APA da Bica do Ipu realiza 17ª reunião do Conselho Gestor
8 de fevereiro de 2018 - 10:40
A gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu reuniu, na manhã do dia 7 de fevereiro, o conselho gestor da unidade de conservação (UC). Entre as pautas debatidas: a perícia dos incêndios florestais realizada por técnicos da SEMA no mês de janeiro e as ações previstas para o ano de 2018.
O doutorando em Ecologia e Recursos Naturais pela UFC, Livanio Santos, proferiu palestra dirigida aos conselheiros da APA, sobre sua pesquisa com o caranguejo relictual de água doce, Fredius reflexifros, encontrado em olhos d’água inseridos na poligonal da APA e no entorno da mesma.
Livanio falou da importância dessa espécie para o meio ambiente e explicou o papel da gestão da UC na realização dos trabalhos de campo; já identificaram 15 pontos distintos com a presença do crustáceo. Durante a reunião também foram discutidos outros assuntos a exemplo do quantitativo de turistas que visitaram a Bica do Ipu no ano passado.
Sobre Conselho Gestor
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os conselhos gestores auxiliam as unidades de conservação no alcance de seus objetivos. São formados por representantes de instituições governamentais, da sociedade civil ou comunidades, indicados legitimamente e representativos em relação aos grupos de interesse e têm o papel estratégico de promover e facilitar o diálogo entre a sociedade e a gestão das unidades.
Curiosidade
Ao cunhar o gênero em 1967, com o nome Fredius o zoólogo Gerhard Pretzmann, fez uma homenagem jocosa ao seu amigo ictiologista austríaco Alfred C. Radda (“Fred”). Em relação à espécie – reflexifrons – é derivado do Latim reflexus (reflexo) e frons (fronte).